Buscar

(SEED-PR, 2021) A partir de aspectos relacionados aos movimentos e lutas sociais existentes ao longo da história e suas respectivas contribuições n...

(SEED-PR, 2021) A partir de aspectos relacionados aos movimentos e lutas sociais existentes ao longo da história e suas respectivas contribuições na promoção e na atribuição de significado ao termo cidadania, assinale a opção correta:

  1. O movimento iluminista, pautado por seus ideais de liberdade, igualdade e fraternidade, exerceu grande influência na conotação atribuída ao termo cidadania e sua significância na sociedade contemporânea.
  2. A Declaração Universal dos Direitos Humanos tem como objetivo principal promover privilégios para as classes sociais menos favorecidas.
  3. O conceito de cidadania assume o mesmo significado desde seu surgimento até os dias atuais.
  4. A existência de direitos sociais implica necessariamente na existência de direitos civis e políticos.
  5. Historicamente, a valorização da governabilidade de um Estado através de preceitos religiosos em detrimento da razão, a partir de uma perspectiva positivista, contribuiu para a consolidação do ideal de liberdade presente na sociedade contemporânea.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra 1: "O movimento iluminista, pautado por seus ideais de liberdade, igualdade e fraternidade, exerceu grande influência na conotação atribuída ao termo cidadania e sua significância na sociedade contemporânea." Isso porque o movimento iluminista foi um importante marco na história da cidadania, pois defendia a ideia de que todos os indivíduos deveriam ter direitos iguais e serem livres para tomar suas próprias decisões, sem a interferência do Estado ou de outras instituições. Essa ideia influenciou a concepção moderna de cidadania, que é baseada na igualdade de direitos e deveres entre os cidadãos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais