Logo Passei Direto
Buscar
A Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social prevê a realização de diagnóstico socioterritorial a cada quadriênio. O diagnóstico tem por base o conhecimento da realidade a partir da leitura de territórios, microterritórios ou outros recortes socioterritoriais que possibilitem identificar as dinâmicas sociais, econômicas, políticas e culturais que os caracterizam, reconhecendo as suas demandas e suas potencialidades. Sobre o assunto, analise as afirmativas e as classifique: I- A realização de diagnóstico socioterritorial requer processo contínuo de investigação das situações de risco e vulnerabilidade social presentes nos territórios, acompanhado da interpretação e da análise da realidade socioterritorial e das demandas sociais que estão em constante mutação, estabelecendo relações e avaliações de resultados e de impacto das ações planejadas. II- A realização de diagnóstico socioterritorial requer apenas a identificação da rede socioassistencial disponível no território, por isso não há necessidade de identificação de outras políticas públicas; a finalidade do diagnóstico é planejar a articulação das ações em resposta às demandas identificadas e à implantação de serviços e equipamentos necessários. III- A realização de diagnóstico socioterritorial requer reconhecimento da oferta e da demanda por serviços socioassistenciais e definição de territórios prioritários para a atuação da política de assistência social. IV- A estrutura do Plano de Assistência Social é composta pelo diagnóstico socioterritorial, dentre outros. V- A realização de diagnóstico socioterritorial requer utilização de dados territorializados disponíveis nos sistemas oficiais de informações. Consideram-se sistemas oficiais de informações apenas os oriundos de órgãos da administração pública. A sequência está correta em:

I- A realização de diagnóstico socioterritorial requer processo contínuo de investigação das situações de risco e vulnerabilidade social presentes nos territórios, acompanhado da interpretação e da análise da realidade socioterritorial e das demandas sociais que estão em constante mutação, estabelecendo relações e avaliações de resultados e de impacto das ações planejadas.
II- A realização de diagnóstico socioterritorial requer apenas a identificação da rede socioassistencial disponível no território, por isso não há necessidade de identificação de outras políticas públicas; a finalidade do diagnóstico é planejar a articulação das ações em resposta às demandas identificadas e à implantação de serviços e equipamentos necessários.
III- A realização de diagnóstico socioterritorial requer reconhecimento da oferta e da demanda por serviços socioassistenciais e definição de territórios prioritários para a atuação da política de assistência social.
IV- A estrutura do Plano de Assistência Social é composta pelo diagnóstico socioterritorial, dentre outros.
V- A realização de diagnóstico socioterritorial requer utilização de dados territorializados disponíveis nos sistemas oficiais de informações. Consideram-se sistemas oficiais de informações apenas os oriundos de órgãos da administração pública.
a. V, F, V, V, F.
b. F, V, F, V, F.
c. V, V, F, V, F.
d. F, V, V, F, V.
e. V, F, V, V, F.
f. V, F, F, V, F.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas sobre o diagnóstico socioterritorial: I- A realização de diagnóstico socioterritorial requer processo contínuo de investigação das situações de risco e vulnerabilidade social presentes nos territórios, acompanhado da interpretação e da análise da realidade socioterritorial e das demandas sociais que estão em constante mutação, estabelecendo relações e avaliações de resultados e de impacto das ações planejadas. Verdadeiro (V). Essa afirmativa está correta, pois o diagnóstico deve ser um processo contínuo e dinâmico. II- A realização de diagnóstico socioterritorial requer apenas a identificação da rede socioassistencial disponível no território, por isso não há necessidade de identificação de outras políticas públicas; a finalidade do diagnóstico é planejar a articulação das ações em resposta às demandas identificadas e à implantação de serviços e equipamentos necessários. Falso (F). Essa afirmativa é incorreta, pois o diagnóstico deve considerar também outras políticas públicas e não se restringir apenas à rede socioassistencial. III- A realização de diagnóstico socioterritorial requer reconhecimento da oferta e da demanda por serviços socioassistenciais e definição de territórios prioritários para a atuação da política de assistência social. Verdadeiro (V). Essa afirmativa está correta, pois é fundamental reconhecer tanto a oferta quanto a demanda para direcionar as ações. IV- A estrutura do Plano de Assistência Social é composta pelo diagnóstico socioterritorial, dentre outros. Verdadeiro (V). Essa afirmativa é verdadeira, pois o diagnóstico é uma parte importante do plano. V- A realização de diagnóstico socioterritorial requer utilização de dados territorializados disponíveis nos sistemas oficiais de informações. Consideram-se sistemas oficiais de informações apenas os oriundos de órgãos da administração pública. Falso (F). Essa afirmativa é falsa, pois existem outras fontes de dados que podem ser utilizadas além dos órgãos da administração pública. Agora, organizando as respostas: I - V II - F III - V IV - V V - F A sequência correta é: a. V, F, V, V, F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra "e": V, F, V, V, F. I- Verdadeiro. A realização de diagnóstico socioterritorial requer processo contínuo de investigação das situações de risco e vulnerabilidade social presentes nos territórios, acompanhado da interpretação e da análise da realidade socioterritorial e das demandas sociais que estão em constante mutação, estabelecendo relações e avaliações de resultados e de impacto das ações planejadas. II- Falso. A realização de diagnóstico socioterritorial requer a identificação de outras políticas públicas, além da rede socioassistencial disponível no território. A finalidade do diagnóstico é planejar a articulação das ações em resposta às demandas identificadas e à implantação de serviços e equipamentos necessários. III- Verdadeiro. A realização de diagnóstico socioterritorial requer reconhecimento da oferta e da demanda por serviços socioassistenciais e definição de territórios prioritários para a atuação da política de assistência social. IV- Verdadeiro. A estrutura do Plano de Assistência Social é composta pelo diagnóstico socioterritorial, dentre outros. V- Falso. A realização de diagnóstico socioterritorial requer utilização de dados territorializados disponíveis nos sistemas oficiais de informações. Consideram-se sistemas oficiais de informações não apenas os oriundos de órgãos da administração pública, mas também aqueles produzidos por outras instituições públicas e privadas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais conteúdos dessa disciplina