Logo Passei Direto
Buscar
O Estado tem sido historicamente o maior empregador dos assistentes sociais. Destaca-se que um dos elementos que incide sobre o trabalho realizado no âmbito do Estado brasileiro é a burocracia – marcada pela hierarquia, pelo caráter fechado, pelo culto à autoridade, bem como pela obediência passiva às normas e rotinas, decorrendo na separação entre os interesses particulares e o interesse geral. Segundo Iamamoto (CFESS/ABEPSS, 2009), esse ethos da burocracia impregna a atuação do assistente social.

(A) pela racionalidade burocrática que impregna as ações profissionais, adquirindo uma significação contrária à que se autoproclama como portadora do interesse geral de toda a sociedade, para responder aos interesses particulares.
(B) pelas ações profissionais que se tornam cristalizadas, pontuais e mecânicas aos interesses da classe trabalhadora, respondendo aos sujeitos de acordo com a materialidade de sua imagem no mundo da burocracia.
(C) pela reiteração de procedimentos profissionais rotineiros e burocráticos na relação com os sujeitos, podendo resultar na invasão de um estranho no seu ambiente privado, muitas vezes aliado a uma atitude de tolerância com a violência.
(D) pelas competências profissionais assumindo o espírito da burocracia, em critério de verdade, esforçando para se constituir em um saber sistemático, manifesto no segredo e na competência das repartições públicas.
User badge image
ServicoSocializando

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Para responder à pergunta, precisamos analisar as alternativas em relação ao impacto da burocracia no trabalho do assistente social, conforme mencionado no texto. Vamos analisar cada alternativa: (A) Fala sobre a racionalidade burocrática que contraria o interesse geral, respondendo a interesses particulares. Essa opção reflete bem a crítica à burocracia, mas não aborda diretamente a atuação do assistente social. (B) Menciona que as ações profissionais se tornam cristalizadas e mecânicas, mas não enfatiza a relação com a burocracia de forma clara. (C) Refere-se à reiteração de procedimentos rotineiros e burocráticos, mencionando a invasão do ambiente privado e a tolerância com a violência. Essa opção destaca a relação direta entre a burocracia e a atuação do assistente social. (D) Foca nas competências profissionais e no espírito da burocracia, mas não aborda diretamente a relação com os sujeitos atendidos. A alternativa que melhor reflete a crítica à burocracia e sua influência na atuação do assistente social, conforme o texto, é a (C): pela reiteração de procedimentos profissionais rotineiros e burocráticos na relação com os sujeitos, podendo resultar na invasão de um estranho no seu ambiente privado, muitas vezes aliado a uma atitude de tolerância com a violência.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina