Logo Passei Direto
Buscar
A denominação projeto ético-político surgiu em 1998, no IX Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, realizado em Goiânia, se consolidando, nos meios acadêmicos e profissionais, a partir de 2000. Esse projeto tem em seu núcleo, como valor central:

(A) a luta de classes, compreendida como o motor que gira toda a história e que norteia as ações profissionais comprometidas com construção da cidadania.
(B) a liberdade, concebida historicamente, como possibilidade de escolha entre alternativas concretas; daí um compromisso com a autonomia, a emancipação e a plena expansão dos indivíduos sociais.
(C) as necessidades humanas, na perspectiva da defesa de que os sujeitos tenham acesso aos recursos necessários para obter um nível de vida adequado, incluindo a plena satisfação da saúde física e mental.
(D) a universalidade dos direitos fundamentais, conduzido pela dignidade da pessoa humana, independente da raça, credo, nacionalidade, convicção política; a coletividade jurídica em geral.
User badge image
ServicoSocializando

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Para responder à sua pergunta, precisamos entender o que caracteriza o projeto ético-político no contexto da Assistência Social. Esse projeto busca promover a cidadania e a dignidade humana, enfatizando valores que sustentam a prática profissional. Analisando as alternativas: (A) A luta de classes - Embora importante, não é o valor central do projeto ético-político, que se foca mais na dignidade e direitos humanos. (B) A liberdade - Esta opção fala sobre autonomia e emancipação, que são aspectos relevantes, mas não são o núcleo central do projeto. (C) As necessidades humanas - Esta alternativa aborda o acesso a recursos e a satisfação das necessidades, mas não é o valor central do projeto ético-político. (D) A universalidade dos direitos fundamentais - Esta opção destaca a dignidade da pessoa humana e a igualdade de direitos, que é um valor central do projeto ético-político. Diante dessa análise, a alternativa correta é: (D) a universalidade dos direitos fundamentais, conduzido pela dignidade da pessoa humana, independente da raça, credo, nacionalidade, convicção política; a coletividade jurídica em geral.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina