Buscar

Sobre as características universais dos Direitos Humanos, leia as afirmativas abaixo e depois assinale a alternativa que apresenta todos os itens c...

Sobre as características universais dos Direitos Humanos, leia as afirmativas abaixo e depois assinale a alternativa que apresenta todos os itens corretos:

I. Com relação a historicidade. Como os direitos humanos são históricos, então não são realidades que sempre existiram em qualquer tempo ou lugar, logo, segue-se que eles não podem ser universais.
II. Com relação a universalidade. Esta característica é o fundamento da perspectiva de Direitos Humanos adotada pela Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948. É a pedra fundamental de todo o sistema internacional de direitos. Dizer que Direitos Humanos são universais é, paralelamente, afirmar, também, a igualdade inerente entre as pessoas devido ao princípio da dignidade.
III. Com relação a historicidade. Em determinados momentos na história, os seres humanos organizados socialmente reconheceram a importância dos direitos inalienáveis. Os direitos, portanto, mesmo envoltos de aspectos históricos e culturais, não são criados arbitrariamente pelas pessoas.
IV. Com relação a universalidade. Nesta concepção, todos são considerados sujeitos de direitos, independentemente de qualquer raça, ideologia, filosofia, religião etc. Declarar a universalidade, portanto, é, ao mesmo tempo, declarar a abrangência dos direitos humanos, tendo apenas como limitador o respeito aos direitos culturais.
a. I, II e III estão corretas.
b. II, III e IV estão corretas.
c. III e IV estão corretas.
d. I e II estão corretas.
e. II e III estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Panorama Teorico dos Direitos Humanos no Brasil
14 pág.

Direitos Humanos Universidade Federal de São PauloUniversidade Federal de São Paulo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "e", pois as afirmativas II e III estão corretas. A universalidade é uma das características fundamentais dos Direitos Humanos, que se aplicam a todas as pessoas, independentemente de sua raça, gênero, religião, nacionalidade ou qualquer outra condição. Além disso, os Direitos Humanos são históricos e culturais, ou seja, são construídos ao longo do tempo e variam de acordo com as diferentes culturas e sociedades.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais