Buscar

Sobre o trecho do livro Vidas Secas, de Graciliano Ramos, é correto afirmar: a) O trecho apresenta um momento de felicidade da família de Fabiano,...

Sobre o trecho do livro Vidas Secas, de Graciliano Ramos, é correto afirmar:

a) O trecho apresenta um momento de felicidade da família de Fabiano, que finalmente encontra um lugar para se instalar.
b) O trecho apresenta um momento de tristeza da família de Fabiano, que está passando por dificuldades no sertão nordestino.
c) Nesses trechos está presente o estilo literário característico das obras de Graciliano Ramos, marcado, entre outros recursos, pelo uso de frases curtas, pela concisão vocabular e pela utilização do discurso indireto livre.
d) No primeiro trecho, os verbos no tempo pretérito indicam a longa caminhada das personagens pelo sertão nordestino em busca de um lugar onde possam se instalar; no segundo, os verbos no tempo futuro revelam os sonhos de Fabiano e sinha Vitória por uma vida melhor na cidade.
e) O romance Vidas socas é considerado um clássico da literatura brasileira pelo fato de Graciliano Ramos tê-lo construído com um enredo linear e seqüência progressiva dos acontecimentos, com personagens bem caracterizadas física e psicologicamente, com marcações temporais precisas e com a presença de um narrador-personagem, na figura de Fabiano, que conta sua própria história de luta contra a miséria no sertão nordestino.

Essa pergunta também está no material:

Literatura Brasileira Modernismo (2 Fase) [Difícil] - [111 Questões]
109 pág.

Enem Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra b) O trecho apresenta um momento de tristeza da família de Fabiano, que está passando por dificuldades no sertão nordestino. O trecho em questão descreve a situação difícil da família de Fabiano, que está passando fome e sede no sertão nordestino, sem ter onde se abrigar. Não há nenhum momento de felicidade descrito no trecho.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais