Logo Passei Direto
Buscar
Este trecho integra o capítulo “O senão do livro”, do romance Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis. Dele e do livro como um todo, é possível depreender que:

a) se marca pela função metalingüística, já que o narrador-autor reflete sobre o próprio ato de escrever e analisa criticamente seu estilo irregular e vagaroso.
b) afirma que o livro “cheira a sepulcro, traz certa contração cadavérica”, porque foi escrito do além, é uma obra de finado e trata apenas de fatos da eternidade.
c) é um capítulo desnecessário e o próprio narrador pensa em suprimi-lo por causa do despropósito que contém em suas últimas linhas e porque viola a estrutura linear dessa narrativa.
d) foge do estilo geral do autor, uma vez que interrompe o fio da narrativa com inserções reflexivas.
e) julga o leitor, com quem excepcionalmente dialoga, o grande defeito do livro, já que o desconsidera ao longo do romance.
User badge image
Desvendando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar as alternativas em relação ao trecho do capítulo “O senão do livro” de "Memórias Póstumas de Brás Cubas": a) Se marca pela função metalingüística, já que o narrador-autor reflete sobre o próprio ato de escrever e analisa criticamente seu estilo irregular e vagaroso. - Esta alternativa está correta, pois o narrador realmente reflete sobre o ato de escrever e critica seu próprio estilo. b) Afirma que o livro “cheira a sepulcro, traz certa contração cadavérica”, porque foi escrito do além, é uma obra de finado e trata apenas de fatos da eternidade. - Embora o livro tenha essa temática, essa afirmação não é o foco principal do trecho. c) É um capítulo desnecessário e o próprio narrador pensa em suprimi-lo por causa do despropósito que contém em suas últimas linhas e porque viola a estrutura linear dessa narrativa. - O narrador menciona a possibilidade de suprimir partes, mas não é o principal objetivo do trecho. d) Foge do estilo geral do autor, uma vez que interrompe o fio da narrativa com inserções reflexivas. - O estilo reflexivo é uma característica do autor, então essa afirmação não se sustenta. e) Julga o leitor, com quem excepcionalmente dialoga, o grande defeito do livro, já que o desconsidera ao longo do romance. - O narrador dialoga com o leitor, mas não é correto afirmar que ele o julga como um grande defeito. Após essa análise, a alternativa que melhor se encaixa na descrição do trecho é: a) se marca pela função metalingüística, já que o narrador-autor reflete sobre o próprio ato de escrever e analisa criticamente seu estilo irregular e vagaroso.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

O trecho em questão é do capítulo "O senão do livro" do romance "Memórias Póstumas de Brás Cubas" de Machado de Assis. A partir dele, é possível depreender que a alternativa correta é a letra a) que marca pela função metalinguística, já que o narrador-autor reflete sobre o próprio ato de escrever e analisa criticamente seu estilo irregular e vagaroso.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Dentre as alternativas abaixo, apenas uma NÃO contém informações totalmente verdadeiras sobre Memórias Póstumas de Brás Cubas. Assinale-a:

O personagem Brás Cubas diz o que pensa dos outros e de si mesmo com uma sinceridade que só a maturidade póstuma lhe pôde propiciar.
A narrativa machadiana insere-se na estética realista por denunciar as mazelas sociais brasileiras e por criticar a civilização industrial emergente.
Memórias Póstumas de Brás Cubas é uma obra típica do Realismo, na medida em que subverte as técnicas narrativas românticas e ironiza os valores burgueses.
O defunto autor desordena a cronologia dos fatos reconstituídos em sua memória através de idas e vindas em um tempo não linear.
Em Memórias Póstumas de Brás Cubas, as relações sociais cedem lugar à inquirição sobre a alma humana, que, por sua vez, tornou-se objeto de atenção do escritor realista.
a) O personagem Brás Cubas diz o que pensa dos outros e de si mesmo com uma sinceridade que só a maturidade póstuma lhe pôde propiciar.
b) A narrativa machadiana insere-se na estética realista por denunciar as mazelas sociais brasileiras e por criticar a civilização industrial emergente.
c) Memórias Póstumas de Brás Cubas é uma obra típica do Realismo, na medida em que subverte as técnicas narrativas românticas e ironiza os valores burgueses.
d) O defunto autor desordena a cronologia dos fatos reconstituídos em sua memória através de idas e vindas em um tempo não linear.
e) Em Memórias Póstumas de Brás Cubas, as relações sociais cedem lugar à inquirição sobre a alma humana, que, por sua vez, tornou-se objeto de atenção do escritor realista.

06 - (FURG RS) The fragment of Dom Casmurro, by Machado de Assis, suggests:

a) a narrator who does not interfere in the life of the protagonist, Capitu.
b) the theme of doubt that permeates the entire novel.
c) the pains of love that only find a solution in the end.
d) the jocosity and playfulness of the narrator in dealing with his characters.
e) the concern with the peculiar Brazilian identity of modernist prose.

07 - (FURG RS) The fragment extracted from Dom Casmurro, by Machado de Assis, suggests:

a) the narrator's refusal to remember the past lived with his mother, with the neighbor friend, and with José Dias, the agregate.
b) the narrator's objective in writing his memoirs.
c) a melancholic tone, even though the novel narrates the burlesque adventures of the protagonist, called Leonardo.
d) the theme of the novel, which is the nostalgic sense of Brazilian Romanticism.
e) an uncontained euphoria experienced by the protagonist.

08 - (CEFET PR) Based on these two excerpts from the naturalist novel O Cortiço, by Aluízio Azevedo, and your knowledge about it, it is correct to state about Naturalism that:

I. in line with a scientistic view, it weaves descriptions as if they were medical diagnoses.
II. makes constant use of prosopopoeias, a linguistic resource that gives inanimate beings human behaviors and/or qualities.
III. presents a high degree of subjectivity, through which one can elaborate a precise image of space and characters.
IV. relegates sensoriality, the impressions and sensations gathered by the five senses, such as smells, colors, lights, sounds, etc., to a secondary level.
V. contrary to the idealization of Romanticism, it focuses on characterizations that are so raw and merciless that they can cause nausea.
VI. the objectivity with which the author elaborates his descriptions is clear, which contributes to the verisimilitude of the narrative.

09 - (CEFET PR) Choose the alternative that correctly fills in the blanks: Realism and Naturalism were introduced in Brazil with the works ______________ and ______________, respectively by the authors ___________ and _____________.


a) Memórias Póstumas de Brás Cubas, O Mulato, Machado de Assis, Aluísio Azevedo.
b) Memórias Póstumas de Brás Cubas, O Cortiço, Machado de Assis, Aluísio Azevedo.
c) O Mulato, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Aluísio Azevedo, Machado de Assis.
d) O Cortiço, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Aluísio Azevedo, Machado de Assis.
e) O Cortiço, O Mulato, Aluísio Azevedo, Machado de Assis.

Qual das alternativas abaixo apresenta a trilogia mais famosa das obras narrativas de Machado de Assis?


a) Memórias Póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro, Quincas Borba.
b) Memórias Póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro, Esaú e Jacó.
c) Memórias Póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro, Memorial de Aires.
d) Memórias Póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro, Helena.
e) Memórias Póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro, Senhora.

Mais conteúdos dessa disciplina