Buscar

Em um experimento de laboratório, um estudante está investigando as propriedades dos estados físicos da matéria. Durante suas observações, ele perc...

Em um experimento de laboratório, um estudante está investigando as propriedades dos estados físicos da matéria. Durante suas observações, ele percebeu que ao aquecer um recipiente contendo uma substância líquida, observa-se a formação de um gás acima da superfície líquida. O estudante, intrigado com o fenômeno, questiona-se sobre as diferenças entre o estado gasoso e o estado de vapor dessa substância.


Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir:

  1. A baixas pressões, o estado gasoso se caracteriza pela ausência de interações moleculares, enquanto o estado de vapor apresenta interações fracas entre as moléculas.
  2. O estado de vapor é uma forma gasosa de uma substância líquida específica, enquanto o estado gasoso pode se referir a qualquer substância no estado gasoso.
  3. O estado gasoso ocorre em altas temperaturas e baixas pressões, enquanto o estado de vapor pode ocorrer em uma pequena faixa de temperaturas e pressões.
  4. A transição do estado líquido para o estado gasoso ocorre apenas por meio da vaporização, enquanto a formação de vapor a partir de uma substância líquida ocorre por evaporação ou ebulição.
  5. O estado de vapor está sempre em equilíbrio com seu estado líquido, enquanto o estado gasoso pode existir independentemente da presença de um líquido correspondente.

É correto o que se afirma em:


  • I, III e V, apenas.
  • I, IV e V, apenas.
  • II e III, apenas.
  • I, II e IV, apenas.
  • II, III e IV, apenas.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) I, II e IV, apenas. Justificativa: - A afirmação I está correta, pois no estado gasoso as moléculas estão muito afastadas e não há interações significativas entre elas, enquanto no estado de vapor as moléculas estão mais próximas e apresentam interações fracas. - A afirmação II está correta, pois o estado de vapor é uma forma gasosa de uma substância líquida específica, enquanto o estado gasoso pode se referir a qualquer substância no estado gasoso. - A afirmação III está incorreta, pois tanto o estado gasoso quanto o estado de vapor podem ocorrer em uma ampla faixa de temperaturas e pressões. - A afirmação IV está correta, pois a vaporização é a mudança do estado líquido para o estado gasoso, enquanto a evaporação e a ebulição são processos de formação de vapor a partir de uma substância líquida. - A afirmação V está incorreta, pois o estado de vapor pode existir independentemente da presença de um líquido correspondente, assim como o estado gasoso.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais