Buscar

Leia o trecho a seguir: Em um experimento de laboratório, um estudante está investigando as propriedades dos estados físicos da matéria. Durante su...

Leia o trecho a seguir:

Em um experimento de laboratório, um estudante está investigando as propriedades dos estados físicos da matéria. Durante suas observações, ele percebeu que ao aquecer um recipiente contendo uma substância líquida, observa-se a formação de um gás acima da superfície líquida. O estudante, intrigado com o fenômeno, questiona-se sobre as diferenças entre o estado gasoso e o estado de vapor dessa substância.


Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir:

  1. A baixas pressões, o estado gasoso se caracteriza pela ausência de interações moleculares, enquanto o estado de vapor apresenta interações fracas entre as moléculas.
  2. O estado de vapor é uma forma gasosa de uma substância líquida específica, enquanto o estado gasoso pode se referir a qualquer substância no estado gasoso.
  3. O estado gasoso ocorre em altas temperaturas e baixas pressões, enquanto o estado de vapor pode ocorrer em uma pequena faixa de temperaturas e pressões.
  4. A transição do estado líquido para o estado gasoso ocorre apenas por meio da vaporização, enquanto a formação de vapor a partir de uma substância líquida ocorre por evaporação ou ebulição.
  5. O estado de vapor está sempre em equilíbrio com seu estado líquido, enquanto o estado gasoso pode existir independentemente da presença de um líquido correspondente.

É correto o que se afirma em:

I, II e IV, apenas.

II, III e IV, apenas.

I, IV e V, apenas.

I, III e V, apenas.

II e III, apenas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) I, III e V, apenas. Justificativa: - A afirmação I está correta, pois a baixas pressões, as moléculas de um gás estão muito afastadas umas das outras, o que diminui as interações entre elas. Já no estado de vapor, as moléculas estão mais próximas, o que permite interações fracas entre elas. - A afirmação II está incorreta, pois o estado gasoso pode se referir a qualquer substância no estado gasoso, não apenas a uma forma gasosa de uma substância líquida específica. - A afirmação III está correta, pois o estado gasoso ocorre em altas temperaturas e baixas pressões, enquanto o estado de vapor pode ocorrer em uma pequena faixa de temperaturas e pressões. - A afirmação IV está incorreta, pois a formação de vapor a partir de uma substância líquida pode ocorrer tanto por evaporação quanto por ebulição, enquanto a vaporização é a mudança do estado líquido para o estado gasoso. - A afirmação V está correta, pois o estado de vapor está sempre em equilíbrio com seu estado líquido, enquanto o estado gasoso pode existir independentemente da presença de um líquido correspondente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais