Buscar

Com relação às modalidades de família, reconhece-se o avanço da Constituição de 1988 ao prever, expressamente, no § 4º do Art. 226, a família monop...

Com relação às modalidades de família, reconhece-se o avanço da Constituição de 1988 ao prever, expressamente, no § 4º do Art. 226, a família monoparental (aquela formada por qualquer dos pais e seus descendentes), porém, interpretando o dispositivo constitucional destacado, seguindo a doutrina amplamente majoritária, aponta-se que o Art. 226 da Constituição traz um rol exemplificativo do modelo de entidade familiar. Sobre os novos paradigmas trazidos pela CF de 1988 sobre o direito das famílias, analise as sentenças a seguir:

I- Um dos novos paradigmas de família a partir da Constituição Federal de 1988 é o Múltiplo ou Pluralizado em que a família pode ser constituída por diferentes formas: casamento, união estável, monoparental etc.

II- A partir do paradigma igualitário de família, instituído a partir da CF de 1988, leva-se em consideração a igualdade substancial, em que se trata desigualmente os desiguais e busca a igualdade fática entre os componentes familiares.

III- Mesmo com as mudanças vindas a partir da CF de 1988, ainda há diferenças entre os direitos dos filhos biológicos e dos filhos adotivos.

IV- Podemos dizer que, na atualidade, a família pode se formar por pessoas de sexo distintos e de sexo iguais. Ademais, a homoparentalidade pode decorrer da monoparentalidade.Assinale a alternativa CORRETA:

A) Somente a sentença IV está correta.


B) Somente a sentença II está correta.


C) As sentenças I e III estão corretas.


D) As sentenças I, II e IV estão corretas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) As sentenças I, II e IV estão corretas. A Constituição Federal de 1988 trouxe novos paradigmas sobre o direito das famílias, dentre eles, o reconhecimento da família monoparental e a pluralidade de formas de constituição familiar, como mencionado na sentença I. Além disso, a igualdade substancial entre os componentes familiares é um dos paradigmas instituídos pela CF/88, conforme mencionado na sentença II. Já a sentença IV está correta ao afirmar que a família pode se formar por pessoas de sexo distintos e de sexo iguais, além de mencionar que a homoparentalidade pode decorrer da monoparentalidade. A sentença III está incorreta, pois a Constituição Federal de 1988 equiparou os direitos dos filhos biológicos e dos filhos adotivos.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais