Buscar

A partir da Carta Magna de 1988, o direito de família sofreu profunda reformulação, se apresentando uma visão funcionalizada da família, fundamenta...

A partir da Carta Magna de 1988, o direito de família sofreu profunda reformulação, se apresentando uma visão funcionalizada da família, fundamentada na socialidade e na concepção eudemonista,

Sobre os novos paradigmas trazidos pela CF de 1988 sobre o direito das famílias, analise as sentenças a seguir:

I- Um dos novos paradigmas de família a partir da Constituição Federal de 1988 é o Múltiplo ou Pluralizado em que a família pode ser constituída por diferentes formas: casamento, união estável, monoparental etc.

II- A partir do paradigma igualitário de família, instituído a partir da CF de 1988, leva-se em consideração a igualdade substancial, em que se trata desigualmente os desiguais e busca a igualdade fática entre os componentes familiares.

III- Mesmo com as mudanças vindas a partir da CF de 1988, ainda há diferenças entre os direitos dos filhos biológicos e dos filhos adotivos.

IV- Podemos dizer que, na atualidade, a família pode se formar por pessoas de sexo distintos e de sexo iguais. Ademais, a homoparentalidade pode decorrer da monoparentalidade.

Assinale a alternativa CORRETA:

Um dos novos paradigmas de família a partir da Constituição Federal de 1988 é o Múltiplo ou Pluralizado em que a família pode ser constituída por diferentes formas: casamento, união estável, monoparental etc.
A partir do paradigma igualitário de família, instituído a partir da CF de 1988, leva-se em consideração a igualdade substancial, em que se trata desigualmente os desiguais e busca a igualdade fática entre os componentes familiares.
Mesmo com as mudanças vindas a partir da CF de 1988, ainda há diferenças entre os direitos dos filhos biológicos e dos filhos adotivos.
Podemos dizer que, na atualidade, a família pode se formar por pessoas de sexo distintos e de sexo iguais. Ademais, a homoparentalidade pode decorrer da monoparentalidade.
A As sentenças I e III estão corretas.
B Somente a sentença II está correta.
C Somente a sentença IV está correta.
D As sentenças I, II e IV estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Final (Objetiva) - Individual
7 pág.

Direito de Família e das Sucessões II Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D: As sentenças I, II e IV estão corretas. A Constituição Federal de 1988 trouxe uma nova visão sobre o direito das famílias, que passou a ser funcionalizada, fundamentada na socialidade e na concepção eudemonista. Com isso, surgiram novos paradigmas de família, como o Múltiplo ou Pluralizado, em que a família pode ser constituída por diferentes formas: casamento, união estável, monoparental etc. Além disso, a partir do paradigma igualitário de família, leva-se em consideração a igualdade substancial, em que se trata desigualmente os desiguais e busca a igualdade fática entre os componentes familiares. No entanto, ainda há diferenças entre os direitos dos filhos biológicos e dos filhos adotivos, o que torna a sentença III incorreta. Por fim, podemos dizer que, na atualidade, a família pode se formar por pessoas de sexo distintos e de sexo iguais. Ademais, a homoparentalidade pode decorrer da monoparentalidade, o que torna a sentença IV correta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais