Buscar

O conceito de “transição epidemiológica” refere-se às modificações, a longo prazo, dos padrões de morbidade, invalidez e morte que caracterizam uma...

O conceito de “transição epidemiológica” refere-se às modificações, a longo prazo, dos padrões de morbidade, invalidez e morte que caracterizam uma população específica e que, em geral, ocorrem em conjunto com outras transformações demográficas, sociais e econômicas. 

CHAIMOWICZ, F. A saúde dos idosos brasileiros às vésperas do século XXI: problemas, projeções e alternativas. Rev. Saúde Pública, v. 31, n. 2, p. 184-200, abr. 1997.  

Sobre a temática transição epidemiológica, assinale a alternativa CORRETA:


A ) O perfil populacional passa a conviver com fatores de risco para doenças infectocontagiosas e, na medida em que cresce o número de idosos e aumenta a expectativa de vida.


B ) Há uma correlação direta entre os processos de transição social e epidemiológica.


C ) A maior longevidade das pessoas idosas compõe, o novo desafio que, também, aponta novas perspectivas de vida.


D ) Ocorre uma mudança para o aumento da carga de morbimortalidade da infância para a fase adulta.

AnteriorPróxima

















































💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) Ocorre uma mudança para o aumento da carga de morbimortalidade da infância para a fase adulta. A transição epidemiológica é um processo que ocorre em países em desenvolvimento, onde há uma mudança no perfil de morbidade e mortalidade da população, passando de doenças infecciosas e parasitárias para doenças crônicas não transmissíveis, como doenças cardiovasculares, diabetes e câncer. Esse processo também envolve uma mudança na faixa etária em que ocorrem as principais causas de morte, passando da infância para a fase adulta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais