Buscar

CASO CONCRETO: O Ministério Público ofereceu denúncia contra Rogério, empresário de 35 anos de idade, perante a 2.ª Vara Criminal de Sorocaba-SP, i...

CASO CONCRETO: O Ministério Público ofereceu denúncia contra Rogério, empresário de 35 anos de idade, perante a 2.ª Vara Criminal de Sorocaba-SP, imputando-lhe a prática do crime de estupro de vulnerável (art. 217-A do CP) contra Rosângela, menina de 13 anos de idade. Segundo consta da denúncia, no dia 06.06.2016, Rogério conheceu Rosângela em uma festa e depois a levou para sua casa, onde mantiveram conjunção carnal. Em sede policial, as testemunhas afirmaram que Rosângela aparenta ser maior de idade e que costuma frequentar festas e apresentar-se às pessoas que conhece como maior de 18 anos de idade. O laudo pericial confirmou a ocorrência da relação sexual.

Rogério, por sua vez, ao ser interrogado, disse à autoridade policial que ela realmente tinha se apresentado como maior de idade, tendo ele acreditado na palavra da vítima, pois assim ela aparentava. O Juiz recebeu a denúncia e Rogério foi citado no dia 02/12/2016 (sextafeira).

 

Na qualidade de advogado de Rogério, responda as seguintes indagações:

 

a)   Qual o rito aplicado ao caso acima descrito? Fundamento legal. (2,0 Pontos)

 



 

b)   Qual a peça processual a ser apresentada? Fundamento legal. (2,0 Pontos)

 


 

c)   Qual o argumento jurídico? Fundamento legal. (2,0 Pontos)

 

d)   Qual o pedido a ser formulado? Fundamento legal. (2,0 Pontos)

 

e)   Qual o último dia do prazo para apresentar tal medida? (2,0 Pontos)

 

 

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) O rito aplicado ao caso acima descrito é o rito ordinário, previsto no artigo 406 do Código de Processo Penal, tendo em vista que a pena máxima cominada ao crime de estupro de vulnerável é superior a 4 anos de reclusão. b) A peça processual a ser apresentada é a resposta à acusação, conforme previsto no artigo 396-A do Código de Processo Penal. c) O argumento jurídico a ser utilizado é a tese da ausência de dolo, tendo em vista que o acusado acreditava que a vítima era maior de idade e, portanto, não tinha a intenção de cometer o crime de estupro de vulnerável. O fundamento legal é o artigo 20 do Código Penal. d) O pedido a ser formulado é a absolvição do acusado, com base na tese da ausência de dolo. O fundamento legal é o artigo 386, inciso III, do Código de Processo Penal. e) O último dia do prazo para apresentar a resposta à acusação é o décimo dia, contado a partir da data da citação do acusado, conforme previsto no artigo 396-A, § 1º, do Código de Processo Penal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais