Buscar

A enterobíase – também conhecida como oxiuríase – é uma enfermidade parasitária causada pelo nematoide Enterobius vermicularis e tem ocorrência com...

A enterobíase – também conhecida como oxiuríase – é uma enfermidade parasitária causada pelo nematoide Enterobius vermicularis e tem ocorrência comum em crianças na faixa etária de 5 a 10 anos, mas raramente acomete infantes antes do segundo ano de vida”.

Fonte: SIQUEIRA-BATISTA, Rodrigo; GOMES, Andréia Patrícia; SANTOS; Sávio Silva; SANTANA; Luiz Alberto. Parasitologia: Fundamentos e Prática Clínica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2020, p. 384.

 

O E. vermiculares apresenta como habitat o intestino delgado do ser humano. Seu ciclo de vida é bastante caraterístico, o que pode resultar em diferentes formas de contaminação. Com base nas características do ciclo de vida do Enterobius vermiculares, assinale a alternativa correta.

Alternativas

Alternativa 1:

As fêmeas de E. vermicularis realizam a postura dos ovos na região do duodeno do hospedeiro.

Alternativa 2:

As fêmeas grávidas de E. vermicularis se deslocam-se para a região perianal, onde se fixam e liberam os ovos quando seu corpo se rompe.

Alternativa 3:

A infecção pelo E. vermicularis ocorre pela penetração das larvas através da pele da região perianal, o que provoca um intenso prurido (coceira).

Alternativa 4:

Os ovos de E. vermicularis liberados pela fêmea eclodem no ambiente natural onde infectam suínos, formando estruturas denominadas de cisticercos que, ao serem ingeridas junto com a carne do animal, chegam ao intestino e se desenvolvem no verme adulto.

Alternativa 5:

O desenvolvimento do E. vermicularis no hosepdeiro ocorre com a liberação das larvas no intestino delgado, a penetração da parede intestinal e entrada no sistema circulatório, a passagem pelo coração, a passagem pelo pulmão, a deglutição e passagem pelo estômago e a chegada ao intestino delgado onde as larvas se desenvolvem em vermes adultos.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a número 2: "As fêmeas grávidas de E. vermicularis se deslocam-se para a região perianal, onde se fixam e liberam os ovos quando seu corpo se rompe."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais