Logo Passei Direto
Buscar

Ao longo de aproximadamente duas décadas, de 1990 a 2014, o número de adolescentes mortos por homicídio duplicou (DATASUS, 2014). A maioria destes adolescentes pertence a um grupo social que tem estado à margem da necessária atenção requerida para reverter este quadro. Este grupo apresenta alta vulnerabilidade social, e corresponde aos meninos negros, pobres, que vivem nas periferias e nos centros metropolitanos das grandes cidades. A taxa de homicídio entre os negros é quatro vezes maior se comparada aos brancos (DATASUS, 2013). Este número torna-se ainda mais alarmante quando visualiza-se que 36,5% dos adolescentes que morrem no Brasil são por assassinatos (ÍNDICE DE HOMICÍDIOS NA ADOLESCÈNCIA NO BRASIL, 2015). Altas taxas de mortalidade infantil estão associadas há vários fatores, EXCETO: A) Ao nivel de desenvolvimento social do país. B) Implementação adequada das políticas públicas vigentes. C) A região em que a criança nasceu. D) Instabilidade socioeconómica do país. E) Países com histórico de má distribuição dos recursos sociais.

User badge image
Jociele Lopes Bacellar

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra B) Implementação adequada das políticas públicas vigentes. A implementação adequada das políticas públicas é um fator importante para reduzir a mortalidade infantil, pois essas políticas são criadas para garantir o acesso a serviços de saúde, saneamento básico, educação e outros serviços essenciais para a sobrevivência e desenvolvimento das crianças. Quando as políticas públicas são implementadas de forma adequada, elas podem ajudar a reduzir a mortalidade infantil.

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A vida e a saúde de crianças e adolescentes estão entre os direitos fundamentais garantidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e eles estão associados ao acesso a serviços de saneamentobásico. Em 2004, mais da metade do total de crianças brasileiras com até 14 anos de idade residiam em domicilios com esgotamento sanitário impróprio, ou seja, não havia rede geral ou fossa séptica ligada à rede coletora de esgoto. Em 2013, esse indicador passou para 44,5%. Considera-se que, quando as très formas de saneamento (água, esgoto ou lixo) são inadequadas no domicilio, e de forma simultânea, isto é, quando não há abastecimento de água por meio de rede geral, o esgotamento sanitário não se dá via rede geral ou fossaséptica ligada à rede coletora e o lixo não é coletado, há maior exposição da população residente ao risco de doenças, especialmente as crianças (BRASIL, 2009). Em 2004, essa situação foi observada para 15,5 % de crianças e adolescentes com até 14 anos de idade, diminuindo para 9,8% em 2013, sendo mais agravante para os residentes na região Norte (20,7%) e Nordeste (17,0%) (BRASIL, 2009).
Em relação a isso, qual o indicador que reflete as condições sanitárias a que a população está exposta?
A) Proporção de nascimento de mães adolescentes (idade entre 10 e 19 anos).
B) Razão de morte materna/100.000 nascidos vivos.
C) Taxa de morte infantil perinatal/1.000 nascidos vivos.
D) Taxa de natalidade geral (nascimentos/1.000 habitantes).
E) Proporção de óbitos por doença diarreica aguda nas crianças (menores de 5 anos).

O Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) foi criado em 2001 pelo Ministério da Saúde. O PNTN é um programa que reúne ações voltadas ao cuidado com a saúde de recém-nascidos. A iniciativa bjetiva o diagnóstico precoce de algumas doenças, visando um tratamento mais adequado em tempo hábil e com acompanhamento multidisciplinar.
Sobre a Triagem Neonatal assinale alternativa INCORRETA:
A) A triagem neonatal é realizada através de testes capazes de detectar precocemente um grupo de doenças alterações geralmente sintomáticas no período neonatal.
B) A primeira fase do PNTN no ano 2001, iniciou-se com a triagem das seguintes doenças: fenilcetonúria, hipotireoidismo congénito, fibrose cistica, doença falciforme e outras hemoglobinopatias.
C) Atualmente a Triagem neonatal ocular (TNO) ou teste do reflexo vermelho, conhecida como 'teste do olhinho faz parte do PNTN.
D) A Fenilcetonúria é uma doença genética autossòmica recessiva rara caracterizada por defeito da enzima fenilalanina hidroxilase (PAH). NO Brasil essa doença faz parte do rol de doenças detectáveis pelo PNTN.
E) O PNTN é uma das estratégias para reduzir a mortalidade infantil na população brasileira e está amparado legalmente no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Sobre os tipos de instituições que acolhem as crianças e adolescentes analise as afirmacoes abaixo e assinale a alternativa correta:
Assinale a alternativa correta:
I. Os abrigos são instituições públicas ou privadas que acolhem crianças e adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade.
II. A Fundação Casa presta assistència a jovens infratores de 12 a 18 anos incompletos e é vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania.
III. Orfanato é o local onde crianças que perderam seus pais (órfäs) por custódia ou por qualquer outro motivo são amparadas e moram neste local até a adoção ou reestabelecimento da familia (se por motivo de custódia).
A) As alternativas I, II e III estão corretas.
B) As alternativas I e Il estão corretas.
C) Apenas a alternativa Ill está correta.
D) As alternativas I e Ill estão corretas.
E) Apenas a alternativa Il está correta.

A vacinação é uma das medidas mais importantes para a prevenção de doenças. Trata-se de uma preparação biológica que ao serem administradas fornecem imunidade adquirida ativa em diversos graus para uma determinada doença.
Sobre as vacinas e a Rede de Frio assinale a alternativa correta:
A) As vacinas são produtos imunobiológicos produzidos a partir de micro-organismos vivos ou de subprodutos ou componentes destes, as vacinas de virus vivos são chamadas de vacinas inativas.
B) Após a administração de uma vacina a resposta imune do organismo do cliente não depende de fatores próprios e sim do componente em que a vacina é produzida.
C) Denomina-se 'imunidade ativa' o que se refere à imunidade adquirida quando o organismo entra em contato com um micro-organismo, que pode ser contraída natural ou artificialmente por meio de uma vacina.
D) As vacinas são produtos que podem perder a importância a em manter sua temperatura de conservação dentro do preconizado pelo fabricante.
E) Para os imunobiológicos fabricados em frascos multidose, não devem ser armazenadas doses aspiradas em seringas, essa conservação não é adequada ao imunizante.

O Brasil tem concentrado esforços importantes na área de prevenção da violência contra crianças e adolescentes. O Ministério da Saúde (MS) ao longo das últimas duas décadas reuniu profissionais da saúde, da educação e pesquisadores na tentativa de diminuir a violência contra este grupo populacional.
Em relação a isso, assinale a alternativa que representa a DEFINIÇÃO do MS para violência contra crianças.
A) 'nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punindo na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais' (BRASIL 1990)
B) 'Violência é o uso intencional da força fisica ou do poder, real ou em ameaça, contra si próprio, contra outra pessoa, ou contra um grupo ou uma comunidade, que resulte ou tenha grande possibilidade de resultar em lesão, morte, dano psicológico, deficiência de desenvolvimento ou privação' (BRASIL, 2010).
C) ... “Aquaisquer atos ou omissões dos pais, parentes, responsáveis, instituições e, em última instância, da sociedade em geral, que redundam em dano fisico, emocional, sexual e moral às vítimas (BRASIL, 2010).
D) Constitui-se das diferentes formas de resposta dos grupos, classes, nações e individuos oprimidos à violência estrutural. Esta categoria de pensamento e ação geralmente não é 'naturalizada': pelo contrário, é objeto de contestação e repressão por parte dos detentores do poder politico, económico e/ou cultural (DENISOV, 1986)
E) Entende-se [que a violência estrutural é] como aquela que oferece um marco à violência do comportamento e se aplica tanto às estruturas organizadas e institucionalizadas da familia como aos sistemas económicos, culturais e politicos que conduzem à opressão de grupos, classes, nações e individuos, aos quais são negadas conquistas da sociedade, tornando-os mais vulneráveis que outros ao sofrimento e à morte (MYNAIO, 1994).

No início do século XX, Oswaldo Cruz trabalhou intensamente na criação de vacinas que erradicassem a varíola, entretanto somente décadas depois um programa foi estruturado e implementado para a vacinação dos indivíduos no Brasil. Assim, somente em 1973, estes esforços culminaram na criação de um programa que reduziu drasticamente a varíola e a poliomielite, sendo que nos anos posteriores tomou-se uma referência internacional de política pública de saúde.
Em relação a isso, escolha a alternativa que nomeia esta ação do Ministério da Saúde.
A) Programa Nacional de Imunização (PNI).
B) Programa Nacional de Erradicação de Doenças (PNED).
C) Programa Nacional de Erradicação da Poliomielite e da Variola (PNEPV).
D) Programa Nacional de Vacinação (PNV).
E) Programa Nacional e Sanitário (PNS).

Leia a afirmativa a seguir e preencha as lacunas.
As vacinas são produtos imunobiológicos ____________, ou seja, modificam suas características se expostos ao______________, ao frio ou à luz. 'Consideradas as limitações biológicas que podem impactar na potência e inocuidade das vacinas, os fabricantes determinam nas bulas o prazo de validade que garante a_________________ de cada produto, após abertura do frasco, desde que mantidas em condições ideais de conservação e biossegurança' (BRASIL, 2013).
A) Termolábeis, calor, estabilidade.
B) Biodisponiveis, vento, estabilidade.
C) Lipossolúveis, mormaço, preservação.
D) Hidrossolúveis, vento, solidez.
E) lonizáveis, calor, estabilidade.

Leia a afirmativa a seguir e preencha as lacunas:
estratégia Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI) foi organizada pelo Ministério da Saúde em três pilares básicos: 'o primeiro é a capacitação de recursos humanos no____________de atenção, com a consequente melhoria da qualidade da assistência prestada; o segundo é a_____________dos serviços de saúde, na perspectiva da AIDPI; e o terceiro é a____________, na família e na comunidade, de modo que haja uma participação de todos na identificação, condução e resolução dos problemas de saúde dessa família, especialmente os menores de 5 anos de idade' (BRASIL, 2002).
A) Nivel terciário, manutenção, prevenção de doenças.
B) Nivel secundário, reorganização, prevenção de agravos.
C) Nivel terciário, construção, educação em saúde.
D) Nivel primário, manutenção, prevenção de doenças.
E) Nivel primário, reorganização, educação em saúde.

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC) foi instituída pela Portaria Nº1.130, de 5 de agosto de 2015, e apresenta no Art. Art. 10. São ações estratégicas do eixo de atenção integral a crianças com agravos prevalentes na infância e com doenças crônicas.
Considere as afirmativas abaixo:
I. - Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI);
II. - A construção de diretrizes de atenção e linhas de cuidado;
III. - O fomento da atenção e internação domiciliar.
A) As alternativas I, II e III estão corretas.
B) As alternativas I e Il estão corretas.
C) Apenas a alternativa III está correta.
D) As alternativas I e III estão corretas.
E) Apenas a alternativa Il está correta.

ia correspondem a períodos da vida que requerem cuidados peculiares,devido à vulnerabilidade em sofrer interferências do ambiente, que podem impactar no desenvolvimento futuro das emoções, intelecto, relações sociais, dentre outros. (¹) O reconhecimento dessas peculiaridades induziu a necessidade de criar e implementar medidas protetivas à crianças e adolescentes que no contexto brasileiro, constam na Constituição Federal de 1988, no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e na Resolução n°41/95 do Conselho Nacional da Criança e do Adolescente (CONANDA). Na área da saúde o ECA trouxe vários direitos, que se tornaram efetivamente políticas públicas de proteção à criança.
Considere as afirmativas abaixo: I- Possibilitou a realização da Triagem Neonatal. II - Permitiu a permanência durante a noite em todo o período de hospitalização de pais ou responsáveis. III - Tornou obrigatória notificação dos casos de violência. Assinale a alternativa correta:
A) As alternativas I, II e III estão corretas.
B) As alternativas I e Il estão corretas.
C) Apenas a alternativa III está correta.
D) As alternativas I e Ill estão corretas.
E) Apenas a alternativa Il está correta.

As vacinas são produtos biológicos que, ao serem administrados em uma pessoa, conferem proteção de determinadas doenças. Sua função é estimular o sistema imunológico a produzir anticorpos contra um micro-organismo antes de o indivíduo ter contraído a doença (BRASIL, 2013).
Assinale a alternativa que explica o significado de imunidade ativa.
A) A imunidade ativa se refere à imunidade adquirida quando o organismo entra em contato com um micro-organismo, que pode ser contraida natural ou artificialmente.
B) A imunidade ativa ocorre quando se aplica injeção com gamaglobulinas de outros individuos ou gamaglobulinas de um animal imunizado.
C) A imunidade ativa se refere à imunidade adquirida quando o organismo entra em contato com um vírus contraido de forma natural.
D) A imunidade ativa é adquirida quando entramos em contato com um antigeno de um animal através da vacinação.
E) Imunidade ativa geralmente dura no máximo um ano, às vezes, meses.

Diversas responsabilidades são atribuídas ao enfermeiro hospitalar. desde ações assistenciais e gerenciais até condução e implementação de pesquisas. O profissional deve assegurar à criança e ao adolescente a proteção da vida, livre de qualquer forma de discriminação, não distinguir classe social, condição econômica, raça ou crença religiosa; ter seus pais ou responsáveis participando ativamente do tratamento e prognóstico e recebendo informações sobre os procedimentos aos quais serão submetidos; dentre outras possibilidades que são de competência do enfermeiro. Além do cenário hospitalar, no nível primário de saúde, como na Estratégia Saúde da Família qu nas escolas, o professional também deve cumprir uma série de obrigações.
Assinale a alternativa que NÃO representa as responsabilidades do enfermeiro no nível primário de saúde.
A) Assegurar confidência dos seus dados clínicos, bem como o direito de tomarem conhecimento deles, arquivados na instituição pelo prazo estipulado em lei.
B) Acompanhar o crescimento e desenvolvimento de todas as crianças por meio de avalições rotineiras, observando necessidades especiais.
C) Orientar e auxiliar crianças e adolescentes com seus problemas de saúde, desde questões relacionadas ao início da vida sexual até dores de barriga.
D) Avaliar e acompanhar o crescimento e a evolução psicomotora de crianças e adolescentes como forma de gerenciamento de suas necessidades essenciais de nutrientes, sociais e de afeto.
E) Colaborar e gerenciar os dados do Sistema de Informação de Agravos sob Notificação (SINAN) no nível intermediário das informações (checagem de dados, dados faltantes, duplicidade de notificações, análise descritiva dos dados) quanto às doenças e aos agravos que atingem crianças e adolescentes.

Nas últimas décadas foram implementadas estratégias e ações que impactaram significativamente na melhora da qualidade de vida das crianças com consequente redução da mortalidade infantil.
Assinale a alternativa CORRETA, indicando verdadeiro (V) para as afirmativas que impactaram na redução da mortalidade infantil ou falso (F) para aquelas que não contribuíram para este declínio.
1. O acesso à maioria das intervenções de saúde dirigidas às crianças foi ampliado, quase atingindo coberturas universais.
2. As desigualdades regionais de acesso a intervenções de saúde foram severamente reduzidas.
3. A duração mediana da amamentação aumentou de 2,5 meses para 14 meses em 2007.
4. Houve modificações socioeconômicas.
5. Houve aumento nas taxas de fecundidade.
6. Houve ampliação dos serviços ambulatoriais em detrimento da Atenção Primária (Programa Saúde da Família).
A) 1-V/ 2-V/ 3-V/ 4-F/5-F/6-F.
B) 1-V/2-F/3-V/ 4-F/5-F/6-V.
C) 1-V/2-V/3-V/ 4-V/ 5-F/6-F.
D) 1-F/2-V/3-F/ 4-V/ 5-V/6-F.
E) 1-F/2-V/3-F/ 4-V/5-F/6-V.

Leia a seguir as descrições de variados tipos de instituições de acolhimento à criança e ao adolescente.
A seguir assinale a alternativa que associa a descrição da violência e o seu tipo.
1- É usada como último recurso, a criança ou adolescente fica até que seja possível sua reintegração familiar. Seu objetivo é manter o jovem lá o menor tempo possível.
II - Instituição que pode permitir a participação de entidades privadas ou religiosas. É uma organização pública que se dedica a cuidar de crianças menos favorecidas que perderam seus pais (órfãs). Quando não há possibilidade de retorno à familia original, as crianças ficam à espera de adoção. Ao atingir a maioridade, o interno pode sair da instituição onde reside.
III - Presta assistência a jovens infratores de 12 a 21 anos incompletos e é vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania. A instituição promove medidas socioeducativas de privação de liberdade (internação) e semiliberdade.
IV- É uma medida de proteção especial, provisória e excepcional, que determina a suspensão do pátrio poder ou poder familiar. É decidida por um juiz da Vara da Infância e Adolescência. É aplicada àqueles cujos direitos foram desatendidos ou violados, seja por abandono, seja pelo risco pessoal a que foram expostos pela negligência dos responsáveis. Os menores devem permanecer afastados da familia biológica até que condições adequadas de convivência se restabeleçam ou que sejam adotadas.
A) I- Orfanato, II- Casa de acolhimento, III- Fundação Casa, IV- Abrigo.
B) I- Casa de acolhimento, II- Orfanato, III- Fundação Casa, IV- Abrigo.
C) I- Abrigo, II- Orfanato, III- Fundação Casa, IV- Casa de acolhimento.
D) I- Orfanato, II- Casa de acolhimento, III- Abrigo, IV- Fundação Casa.
E) I- Casa de acolhimento, II- Abrigo, III- Fundação Casa, IV- Orfanato.

A atencão à saúde da criança representa uma das áreas prioritárias quando assunto é a saúde das populações. Há uma série de ações que contribuem para a diminuição da mortalidade infantil, saúde e bem-estar e proteção das crianças e dos adolescentes contra todas as formas de violência nas comunidades (MACEDO, 2016).
Assim, para que estas ações se desenvolvam de forma adequada é importante atentar-se para:
A) Os Indicadores de morbimortalidade.
B) Aspectos biológicos, demográficos e socioeconômicos.
C) Determinantes sociais do processo saúde-doença.
D) Somente A e C estão corretas.
E) Todas estão corretas.

Assinale a alternativa que diz respeito ao processo de conservação dos imunobiológicos, desde o laboratório produtor até o usuário, resguardando suas propriedades e características originais.
(A) Processo logístico de imunobiológicos.
B) Rede de frio.
C) Cadeia de frio.
D) Transporte a frio.
E) Processo de transporte a frio.

Antes da criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), crianças e adolescentes eram confinados em abrigos e internatos sem a diferenciação entre aqueles que haviam cometido algum ato infracional. O aspecto do desenvolvimento biopsicossocial, fundamental neste periodo da vida de um ser humano, não era considerado prioridade.
Em relação a isso, leia as afirmativas a seguir: l- Toda criança ou adolescente que estiver inserido em programa de acolhimento familiar ou institucional terà sua situação reavaliada, no máximo, a cada 6 (seis) meses, devendo a autoridade judiciária competente, com base em relatório elaborado por equipe interprofissional ou multidisciplinar, decidir de forma fundamentada pela possibilidade de reintegração familiar ou colocação em familia substituta, em quaisquer das modalidades previstas no art. 28 desta Lei (Incluido pela Lei nº 12.010, de 2009). II - Toda criança ou adolescente que estiver inserido em programa de acolhimento familiar ou institucional terà sua situação reavaliada, no máximo, a cada 12 (doze) meses, devendo a autoridade judiciária competente, com base em relatório elaborado por equipe interprofissional ou multidisciplinar, decidir de forma fundamentada pela possibilidade de reintegração familiar ou colocação em familia substituta, em quaisquer das modalidades previstas no art. 28 desta Lei (Incluido pela Lei nº 12.010, de 2009). III-A permanência da criança e do adolescente em programa de acolhimento institucional não se prolongará por mais de 2 (dois) anos, salvo comprovada necessidade que atenda ao seu superior interesse, devidamente fundamentada pela autoridade judiciária (BRASIL, 1990). IV-A permanência da criança e do adolescente em programa de acolhimento institucional não se prolongará por mais de 3 (três) anos, salvo comprovada necessidade que atenda ao seu superior interesse, devidamente fundamentada pela autoridade judiciária (BRASIL, 1990). Estão CORRETAS as alternativas:
A) Apenas a I.
B) Apenas a II.
C) Apenas a III.
D) Apenas a I e III.
E) Apenas a Il e IV.

Crianças e adolescentes vítimas de violências podem apresentar uma série de comportamentos que sinalizam seu sofrimento. Entretanto, em crianças abaixo de 1 ano a vitimização pode não ser tão aparente.
Deste modo, assinale a alternativa que indica os possívels sinais apresentados por uma criança menor de 11 meses vítima de violência.
A) Choros sem motivo aparente, irritabilidade frequente, sem causa evidente, olhar indiferente e apatia, demonstrações de desconforto no colo.
B) Reações negativas exageradas a estímulos comuns ou imposição de limites, atraso no desenvolvimento, perdas ou regressão de etapas atingidas.
C) Distúrbios de alimentação, atraso e dificuldades no desenvolvimento da fala, afecções de pele frequentes, sem causa aparente.
D) Distúrbios de aprendizagem até o fracasso na escolar, comportamentos extremos de agressividade ou destrutividade, dificuldades na amamentação, podendo chegar à recusa alimentar, vômitos persistentes.
E) Todas as alternativas estão corretas.

Na última década, o Brasil conseguiu cumprir um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que era reduzir a mortalidade infantil. Esta redução foi significativa e ocorreu ao longo de 25 anos tendo seu início em 1990, culminando em menos 67,7% de óbitos infantis em 2015 (FRANÇA, 2017).
Em relação a isso, assinale a alternativa que apresenta a PRINCIPAL causa de óbitos infantis no Brasil.
A) Problemas perinatais.
B) Má-formação congênita.
C) Infecções respiratórias.
D) Doenças diarreicas.
E) Doenças geniturinárias.

Mais conteúdos dessa disciplina