Buscar

Qual formas farmacêuticas escolher? São uma pergunta essencial e é preciso observar diversos fatores na hora de escolher a forma farmacêutica. Pr...

Qual formas farmacêuticas escolher? São uma pergunta essencial e é preciso observar diversos fatores na hora de escolher a forma farmacêutica. Primeiramente é preciso saber por qual via que será administrada, a dosagem, se interação com outros medicamentos que podem aumentar ou diminuir a concentração administrada e, por último, quem será o paciente (criança, idoso, se tem dificuldade em deglutir) daí a escolha adequada da forma farmacêutica, a seguir mostra as possíveis formas de administração.

Administração oral, a mais usadas, apesar de suas limitações por conta da dificuldade de absorção por completo, seja por interação fármacos ou alimentação ou até mesmo por absorção no trato gastrointestinal, é mais simples, menos invasiva e econômica.

Administração intravenosa, é a melhor forma de um fármaco, uma rápida absorção e controlada através de uma bolsa de plástico, geralmente através de um cateter introduzido em uma veia.

Administração sublingual, medicamento sob a língua e seja dissolvido e absorvido pelos vasos sanguíneos, ideal para cair na corrente sanguínea sem passar pelo sistema gastrointestinal.

Administração retal, é uma opção para quem tem restrição ou alergia a algum componente da cápsula ou quando ou não consegui a deglutição, a absorção rápida, pois a irrigação sanguínea do reto é abundante.

As vantagens e desvantagem da escolha da forma farmacêutica

Formas Vantagem Desvantagem
Sólidas (Comprimidos,
Drágeas, Cápsulas,
Supositórios, Óvulos,
granulados)
maior estabilidade quando
comparados a outras formas,
oferecem doses mais precisas e
facilitarem a administração de
fármacos que não são solúveis em
água.
são menos absorvidos do que
líquidos, podendo provocar irritação
da mucosa gástrica e favorecer a
associação do medicamento com
alimentos

Liquidas (suspensões,
injetáveis, extratos, xaropes,
emulsões, soluções, tinturas,
entre outros)
sabor mais adocicado, fácil
deglutição, sendo bem aceito
principalmente por crianças e
idosos, ajuste nas doses

O sabor adocicado pois, por carregar
mais açúcares em sua composição,
pessoas diabéticas devem tomar
cuidado na administração

Semissólida
(Creme, Pomadas, Pastas,
Géis, Emplastro

Uma boas opções para praticantes
de atividades físicas e possuem
absorção e efeitos rápidos

As desvantagens são em relação à
absorção dos produtos que podem
diferir entre um tipo ou outro de
formas farmacêuticas semissólidas.

Gasosa (aerossóis e sprays) Fácil aplicação Podem ser
administradas via bucal, capilar,
dermatológica, inalatória, entre

baixa precisão da dose adequada e
possível irritação local

outras
Por tanto, no caso citado da criança com episódios de vômitos e que não está podendo deglutir formas farmacêuticas por via oral, como não foi relatado a idade da mesma, se a criança não tiver trauma de agulhas e uma veia de fácil administração, podemos escolher forma liquida injetável, ou se vim ao caso o trauma por agulhas ou difícil administração na veia, a escolha seria a solida por supositório por via retal.


Essa pergunta também está no material:

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA TOPICO INTEGRAL II nota 10
2 pág.

Tópicos Integralizadores Faculdade Maurício de Nassau de Campina GrandeFaculdade Maurício de Nassau de Campina Grande

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Ao escolher a forma farmacêutica, é preciso levar em consideração a via de administração, a dosagem, possíveis interações com outros medicamentos e o perfil do paciente. As possíveis formas de administração são: oral, intravenosa, sublingual e retal. Cada uma tem suas vantagens e desvantagens, como maior estabilidade, doses mais precisas, facilidade de administração, irritação da mucosa gástrica, associação com alimentos, sabor adocicado, absorção e efeitos rápidos, baixa precisão da dose adequada e possível irritação local. No caso de uma criança com episódios de vômitos e que não pode deglutir formas farmacêuticas por via oral, a escolha pode ser uma forma líquida injetável ou sólida por supositório por via retal, dependendo do perfil da criança.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais