Buscar

Nesse contexto, assinale a alternativa que aponta a melhor ação do Brasil interna e externamente junto a seus aliados comerciais. A segurança alim...

Nesse contexto, assinale a alternativa que aponta a melhor ação do Brasil interna e externamente junto a seus aliados comerciais.

A segurança alimentar é crucial para a entrada em mercados internacionais, o que constitui uma forma de protecionismo por barreiras sanitárias (não tarifárias).
As ações movidas na Organização Mundial do Comércio (OMC) serão suficientes para alcançar mercados importantes, como a União Europeia.
O acordo entre Mercosul e União será suficiente para romper barreiras sanitárias e ambientais.
A demanda ambiental é justificável, pois o Brasil realmente está destruindo suas florestas.
A. A participação no mercado externo depende de uma legislação doméstica que atenda às exigências externas e garanta seu cumprimento, mas isso não é suficiente. Comércio é uma perícia e envolve diálogo. O Brasil precisa, por uma ação conjunta da diplomacia e da classe empresarial, manter um diálogo franco e honesto, atendendo às exigências dos países e mercados. Iniciativas que vêm sendo tomadas há algumas décadas, como tecnologias de rastreabilidade, têm um peso de acreditação muito grande para o consumidor externo. Ainda assim, as nações têm sua autonomia e podem decidir o que querem comprar ou não. Na diplomacia existe também o mecanismo da reciprocidade, que pode ser usado como ferramenta de barganha. Além da legislação específica, a existência de um sistema de inspeção sanitária eficaz induz o setor produtivo a investir, o que aumenta a competitividade potencial do país e aumenta sua fatia de mercado. O país também precisa investir em negociações bilaterais como forma de acessar o mercado internacional. Como já foi mencionado, vender demanda perícia e diálogo, e o Brasil não pode depender apenas de negociações em blocos; deve incluir também negociações isoladas com diversos países fora deles. Nossa legislação ambiental é a mais severa do mundo e conserva, em média, 70% das florestas. O uso agrícola dos solos no país é menor que 8%, mas na Europa não é incomum que até 70% do território seja usado pela produção agropecuária. Os dados do IBGE das contas nacionais trimestrais apresentados pela CNA mostram que o agronegócio e a indústria extrativista cresceram, juntos, 8% no 2º semestre de 2020. Os destaques têm sido a soja (5,9%), arroz (7,3%) e café (18,2%). A peste suína africana na China e a pandemia do coronavírus nos EUA têm sustentado a demanda internacional por proteína brasileira, amenizando a menor demanda doméstica pelo produto.
B. As ações movidas na Organização Mundial do Comércio (OMC) serão suficientes para alcançar mercados importantes, como a União Europeia.
C. O acordo entre Mercosul e União será suficiente para romper barreiras sanitárias e ambientais.
D. A demanda ambiental é justificável, pois o Brasil realmente está destruindo suas florestas.

Essa pergunta também está no material:

18-Globalização e formação dos blocos econômicos
10 pág.

Geografia Escola PaulistaEscola Paulista

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a A. A participação no mercado externo depende de uma legislação doméstica que atenda às exigências externas e garanta seu cumprimento, mas isso não é suficiente. Comércio é uma perícia e envolve diálogo. O Brasil precisa, por uma ação conjunta da diplomacia e da classe empresarial, manter um diálogo franco e honesto, atendendo às exigências dos países e mercados. Iniciativas que vêm sendo tomadas há algumas décadas, como tecnologias de rastreabilidade, têm um peso de acreditação muito grande para o consumidor externo. Além da legislação específica, a existência de um sistema de inspeção sanitária eficaz induz o setor produtivo a investir, o que aumenta a competitividade potencial do país e aumenta sua fatia de mercado. O país também precisa investir em negociações bilaterais como forma de acessar o mercado internacional. Como já foi mencionado, vender demanda perícia e diálogo, e o Brasil não pode depender apenas de negociações em blocos; deve incluir também negociações isoladas com diversos países fora deles.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina