O poder constituinte pode ser considerado como o poder de elaborar ou atualizar uma Constituição, mediante a supressão, modificação ou acréscimo de normas constitucionais. Com base nos seus conhecimentos, analise as afirmativas abaixo:
I. Poder constituinte originário é aquele que instaura uma nova ordem jurídica, rompendo por completo a ordem jurídica precedente.
II. O poder constituinte originário tem como característica a limitação jurídica, no sentido de que precisa respeitar os limites postos pelo direito anterior.
III. Poder constituinte derivado reformador tem como missão estruturar os Estados-membros, possui um caráter de complementariedade em relação à Constituição.
Está(ão) CORRETA(S):
Ed
há 4 meses
Vamos analisar cada afirmativa: I. Poder constituinte originário é aquele que instaura uma nova ordem jurídica, rompendo por completo a ordem jurídica precedente. Verdadeiro, essa definição está correta, pois o poder constituinte originário realmente cria uma nova constituição e rompe com a anterior. II. O poder constituinte originário tem como característica a limitação jurídica, no sentido de que precisa respeitar os limites postos pelo direito anterior. Falso, o poder constituinte originário não é limitado pelas normas anteriores, pois ele cria uma nova ordem jurídica. III. Poder constituinte derivado reformador tem como missão estruturar os Estados-membros, possui um caráter de complementariedade em relação à Constituição. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois o poder constituinte derivado reformador pode modificar a constituição existente e complementar a estrutura do Estado. Com base na análise, as afirmativas corretas são I e III. Portanto, a alternativa que contém todas as afirmativas verdadeiras é: I e III.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
Ed
há 2 anos
A alternativa correta é a letra A) I e II. Justificativa: I. Poder constituinte originário é aquele que instaura uma nova ordem jurídica, rompendo por completo a ordem jurídica precedente. II. O poder constituinte originário tem como característica a limitação jurídica, no sentido de que precisa respeitar os limites postos pelo direito anterior. Já a afirmativa III está incorreta, pois o poder constituinte derivado reformador não tem como missão estruturar os Estados-membros, mas sim reformar a Constituição, mantendo sua estrutura básica.
Patricia B.
há 10 meses
I, apenas