Buscar

Segundo a lei n° 8.478/97, “gás natural ou gás é todo hidrocarboneto que permaneça em estado gasoso nas condições atmosféricas normais, extraído di...

Segundo a lei n° 8.478/97, “gás natural ou gás é todo hidrocarboneto que permaneça em estado gasoso nas condições atmosféricas normais, extraído diretamente a partir de reservatórios petrolíferos ou gaseíferos, incluindo gases úmidos, secos, residuais e gases raros”. Qual é a composição do gás natural?

O gás natural é uma mistura de hidrocarbonetos leves encontrada no subsolo, na qual o metano tem uma participação superior a 70 %em volume e contém outros gases como nitrogênio, etano, CO2 ou restos de butano ou propano, densidade menor que 1 (mais leve que o ar) e poder calorífico superior entre 8.000 e 10.000 kcal/m3, dependendo dos teores de pesados (etano e propano principalmente) e inertes (nitrogênio e gás carbônico).
No Brasil, a composição do gás para comercialização é determinada pela Portaria nº 104 de 8 de julho de 2002, da Agência Nacional do Petróleo -ANP. Essa Portaria estabelece tanto a especificação do gás natural de origem nacional e importado, a ser comercializado em todo o território nacional e agrupou o gás natural em três famílias, segundo a faixa de poder calorífico.

Essa pergunta também está no material:

fabricacao_mecanica_sistemas_de_producao_processamento_e_refino_de_PG
47 pág.

Antropologia Cultural Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O gás natural é uma mistura de hidrocarbonetos leves encontrada no subsolo, na qual o metano tem uma participação superior a 70% em volume e contém outros gases como nitrogênio, etano, CO2 ou restos de butano ou propano, densidade menor que 1 (mais leve que o ar) e poder calorífico superior entre 8.000 e 10.000 kcal/m3, dependendo dos teores de pesados (etano e propano principalmente) e inertes (nitrogênio e gás carbônico). No Brasil, a composição do gás para comercialização é determinada pela Portaria nº 104 de 8 de julho de 2002, da Agência Nacional do Petróleo -ANP. Essa Portaria estabelece tanto a especificação do gás natural de origem nacional e importado, a ser comercializado em todo o território nacional e agrupou o gás natural em três famílias, segundo a faixa de poder calorífico.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais