Buscar

Os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) são medicamentos utilizados no tratamento de diversos tipos de doenças inflamatórias e situações como...

Os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) são medicamentos utilizados no tratamento de diversos tipos de doenças inflamatórias e situações como artrite reumatoide, osteoartrite, dor aguda em adultos, dismenorreia primária, e podem ser classificados como inibidores seletivos da COX-2 e inibidores inespecíficos da COX-1 e da COX-2. Os inibidores específicos da COX-2 apresentam um efeito adverso grave no que diz respeito à coagulação sanguínea. Por quê? Resposta;


A A COX-1 é responsável pela produção de leucotrienos, que, por ação das tromboxano-sintases, se transformam em tromboxanos, responsáveis pela formação de coágulos; a COX-2, por sua vez, produz a PGI2, inibidora da coagulação, gerando, dessa forma, um equilíbrio para que o sangue não seja coagulado em demasia. Ao se utilizar o inibidor da COX-2, tem-se somente a ação coagulante dos tromboxanos, havendo, assim, maior probabilidade de eventos trombóticos no organismo.
B.A COX-1 é responsável pela produção das prostaglandinas PGH2, que, por ação das tromboxano-sintases, se transformam em tromboxanos, responsáveis pela formação de coágulos. A COX-2, por sua vez, produz a PGI2, inibidora da coagulação, gerando, dessa forma, um equilíbrio para que o sangue não seja coagulado em demasia. Ao se utilizar o inibidor da COX-2, tem-se somente a ação coagulante dos tromboxanos, havendo, assim, maior probabilidade de eventos trombóticos no organismo.
C.A COX-1 produz a PGF2 alfa, inibidora da coagulação, responsável pela produção das prostaciclinas, que, por ação das tromboxano-sintases, se transformam em tromboxanos. A COX-2 é responsável pela produção das prostaciclinas PGI2, que são anticoagulantes, gerando, dessa forma, um equilíbrio para que o sangue não seja coagulado em demasia.
D.A COX-1 é responsável pela produção das prostaciclinas, que, por ação das tromboxano-sintases, se transformam em tromboxanos. Estes são responsáveis pela formação de coágulos. A COX-2, por sua vez, produz a PGF2 alfa, inibidora da coagulação, gerando, dessa forma, um equilíbrio para que o sangue não seja coagulado em demasia.
E.A COX-2 é responsável pela produção das prostaciclinas PGH2, que, por ação das tromboxano-sintases, se transformam em tromboxanos, responsáveis pela formação de coágulos. A COX-1, por sua vez, produz a PGI2, inibidora da coagulação, gerando, dessa forma, um equilíbrio para que o sangue não seja coagulado em demasia.

Essa pergunta também está no material:

Exercícios de Farmacologia - UNIBTA
22 pág.

Farmacologia 3 Centro Universitário UNIBTACentro Universitário UNIBTA

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B. A COX-1 é responsável pela produção das prostaglandinas PGH2, que, por ação das tromboxano-sintases, se transformam em tromboxanos, responsáveis pela formação de coágulos. A COX-2, por sua vez, produz a PGI2, inibidora da coagulação, gerando, dessa forma, um equilíbrio para que o sangue não seja coagulado em demasia. Ao se utilizar o inibidor da COX-2, tem-se somente a ação coagulante dos tromboxanos, havendo, assim, maior probabilidade de eventos trombóticos no organismo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais