Buscar

Para embasar a elaboração de propostas avaliativas, existem aportes teóricos que apontam diferentes formatos de avaliação passíveis de serem aplic...


Para embasar a elaboração de propostas avaliativas, existem aportes teóricos que apontam diferentes formatos de avaliação passíveis de serem aplicados no ensino de ciências. Contemplam-se modelos de avaliação diagnóstica, avaliação formativa e avaliação somativa. Nesse sentido, aBNCC discorre sobre a importância do uso de avaliações formativas na elaboração de planos de aula.

Assinale a alternativa que descreve corretamente a fundamentação da avaliação formativa.

A. 

A avaliação formativa tem a premissa básica de avaliar o que os estudantes sabem antes da apresentação do conteúdo.

B. 

A avaliação formativa tem a premissa básica de avaliar o que os estudantes sabem depois da realização das aulas.

C. 

A avaliação formativa busca avaliar o que os estudantes aprenderam depois da realização das aulas e das sequências didáticas.

D. 

A avaliação formativa não se limita a um período específico; ela ocorre de forma concomitante e contínua às atividades realizadas.

E. 

A avaliação formativa tem como principal objetivo classificar os estudantes numericamente por meio de notas.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta que descreve a fundamentação da avaliação formativa é a letra D: "A avaliação formativa não se limita a um período específico; ela ocorre de forma concomitante e contínua às atividades realizadas." A avaliação formativa busca acompanhar o processo de aprendizagem dos estudantes de forma contínua, permitindo que o professor possa identificar as dificuldades e necessidades dos alunos e, assim, ajustar sua prática pedagógica para melhor atendê-los.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais