Buscar

Conforme ABNT NBR 8800:2008, para efeito de flambagem local, os elementos que fazem parte das seções transversais usuais, exceto as seções tubulare...

Conforme ABNT NBR 8800:2008, para efeito de flambagem local, os elementos que fazem parte das seções transversais usuais, exceto as seções tubulares circulares, são classificados em AA (duas bordas longitudinais vinculadas) e AL (apenas uma borda longitudinal vinculada). Sobre a flambagem local em barras axialmente comprimidas e parâmetros de esbeltez (b/t), analise as sentenças a seguir:

I- Quando o parâmetro de esbeltez (b/t) é menor que (b/t) limite, conforme tabela dada pela norma NBR 8800 (2008, p. 128), o valor do fator de redução (Q) é igual a 1 (um), são considerados elementos não esbeltos.
II- Quando o parâmetro de esbeltez (b/t) é maior que (b/t) limite, conforme tabela dada pela norma NBR 8800 (2008, p. 128), o valor para o fator de redução (Q) considera outros aspectos, tais como a flambagem local nos elementos AA e AL.
III- A flambagem local ocorre nos elementos esbeltos, sejam eles classificados como AA ou AL, em peças submetidas a esforços de compressão axial, enquanto a flambagem global está associada a uma curvatura ao longo do perfil.
IV- Conforme NBR 8800/2008, o valor para (b/t) limite para elementos AA do grupo 1 (mesas ou almas de seções tubulares retangulares) é o mesmo que para elementos AA do grupo 2 (mesas ou almas de seção-caixão).

Assinale a alternativa CORRETA:


A Somente a sentença I está correta.
B As sentenças II e IV estão corretas.
C As sentenças I, II e III estão corretas.
D Somente a sentença III está correta.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação II - Construções Metálicas e de Madeira
6 pág.

Construções Metálicas e de Madeira UniasselviUniasselvi

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: As sentenças II e IV estão corretas. A sentença I está incorreta, pois quando o parâmetro de esbeltez (b/t) é menor que (b/t) limite, o valor do fator de redução (Q) é diferente de 1 (um), sendo considerados elementos esbeltos. A sentença III está incorreta, pois a flambagem local pode ocorrer tanto em elementos esbeltos quanto não esbeltos. Já a sentença II está correta, pois quando o parâmetro de esbeltez (b/t) é maior que (b/t) limite, o valor para o fator de redução (Q) considera outros aspectos, tais como a flambagem local nos elementos AA e AL. E a sentença IV também está correta, pois o valor para (b/t) limite para elementos AA do grupo 1 (mesas ou almas de seções tubulares retangulares) é o mesmo que para elementos AA do grupo 2 (mesas ou almas de seção-caixão), conforme a NBR 8800/2008.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais