Buscar

Quais as principais diferenças estruturais entre as moléculas de DNA e RNA? A principal diferença entre esses dois ácidos nucléicos é que o DNA é ...

Quais as principais diferenças estruturais entre as moléculas de DNA e RNA?

A principal diferença entre esses dois ácidos nucléicos é que o DNA é o responsável pelo armazenamento da informação genética utilizada no desenvolvimento dos organismos vivos, enquanto o RNA é o responsável por sintetizar proteínas.
O DNA é formado por uma desoxirribose e pelas bases nitrogenadas A,T, G e C, enquanto o RNA é formado por uma ribose e pelas bases nitrogenadas A, U, G, C.
O RNA tem fita simples e o DNA tem fita dupla.
A estabilidade química do DNA é maior que a do RNA, dessa maneira o DNA é mais resistente as reações de hidrolise do que o RNA.
O DNA é encontrado no núcleo de uma célula. Existe também o DNA mitocondrial, que se encontra na mitocôndria. E o RNA varia de acordo com o tipo de RNA, podendo ser encontrado no núcleo de uma célula, no citoplasma e no ribossomo.
O DNA é auto-replicante e o RNA é sintetizado a partir do DNA.

Essa pergunta também está no material:

Cópia de ED biomol docx - Documentos Google
5 pág.

Biologia Celular e Molecular Ce Luiz ReidCe Luiz Reid

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Isso mesmo! As principais diferenças estruturais entre as moléculas de DNA e RNA são: - O DNA é responsável pelo armazenamento da informação genética utilizada no desenvolvimento dos organismos vivos, enquanto o RNA é responsável por sintetizar proteínas. - O DNA é formado por uma desoxirribose e pelas bases nitrogenadas A, T, G e C, enquanto o RNA é formado por uma ribose e pelas bases nitrogenadas A, U, G e C. - O RNA tem fita simples e o DNA tem fita dupla. - A estabilidade química do DNA é maior que a do RNA, dessa maneira o DNA é mais resistente as reações de hidrolise do que o RNA. - O DNA é encontrado no núcleo de uma célula. Existe também o DNA mitocondrial, que se encontra na mitocôndria. E o RNA varia de acordo com o tipo de RNA, podendo ser encontrado no núcleo de uma célula, no citoplasma e no ribossomo. - O DNA é auto-replicante e o RNA é sintetizado a partir do DNA.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais