Buscar

A partir da vigência do Código Civil de 2002 e dos referenciais da responsabilidade civil destacadas no Código de Defesa do Consumidor, é incorreto...

A partir da vigência do Código Civil de 2002 e dos referenciais da responsabilidade civil destacadas no Código de Defesa do Consumidor, é incorreto afirmar que:

Em qualquer hipótese, a responsabilidade nas relações consumeristas independe da comprovação da culpa do fornecedor.
A responsabilidade civil no Código de Defesa do Consumidor é retratada por duas óticas distintas, nas quais identifica-se por um lado a proteção da incolumidade físico-psíquica do consumidor através da responsabilidade civil pelo fato do produto ou serviço, e, por outro, a proteção da incolumidade econômica do consumidor por meio da responsabilidade civil por vício do produto ou serviço.
Ressalvados outros casos previstos em lei especial, os empresários individuais e as empresas respondem independentemente de culpa pelos danos causados pelos produtos postos em circulação.
Acidentes de consumo consiste no eventual defeito do produto ou decorre do serviço que extrapola a simples utilidade do mesmo, atingindo a integridade físico-psiquíca do consumidor e trazendo danos à sua saúde.
As duas regras, a responsabilidade subjetiva e a responsabilidade objetiva, devem conviver pacificamente no ordenamento jurídico pátrio.

Essa pergunta também está no material:

RESPONSABILIDADE CIVIL NOVAS TENDÊNCIAS
4 pág.

Direito Civil II Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é: "As duas regras, a responsabilidade subjetiva e a responsabilidade objetiva, devem conviver pacificamente no ordenamento jurídico pátrio." Isso porque, a responsabilidade subjetiva e a responsabilidade objetiva são regras distintas e não podem conviver pacificamente, uma vez que a responsabilidade subjetiva exige a comprovação da culpa do fornecedor, enquanto a responsabilidade objetiva independe da comprovação da culpa.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais