Buscar

As teorias do comércio internacional foram construídas a partir da Teoria das Vantagens Absolutas e da Teoria das Vantagens Relativas, de Adam Smit...

As teorias do comércio internacional foram construídas a partir da Teoria das Vantagens Absolutas e da Teoria das Vantagens Relativas, de Adam Smith e David Ricardo, respectivamente. Considere as duas teorias e um comércio internacional hipotético, representado pela tabela a seguir:

 

 BensPaísMilhoAlgodãoBrasil1510Inglaterra109

Tabela 1 - Produtividade de milho e algodão (Brasil e Inglaterra)

Fonte: o autor.

 

Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:

 

I. A avaliação para a tomada de decisão de exportação dos países, para esse caso, depende da produtividade relativa.

II. Dadas as teorias apresentadas sobre o comércio internacional, o Brasil deve exportar milho e a Inglaterra deve exportar Algodão.

III. Tendo em vista as teorias do comércio internacional supracitadas, o quadro pode ser avaliado a partir da Teoria das Vantagens Absolutas.

 

É correto o que se afirma em:

Alternativas


Alternativa 1:


I, apenas.


Alternativa 2:


I e II, apenas.


Alternativa 3:


I e III, apenas.


Alternativa 4:


II e III, apenas.


Alternativa 5:


I, II e III.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a 2: I e II, apenas. Justificativa: I. A avaliação para a tomada de decisão de exportação dos países, para esse caso, depende da produtividade relativa. Essa afirmação está correta, pois a Teoria das Vantagens Relativas, de David Ricardo, defende que os países devem se especializar na produção de bens em que possuem vantagens comparativas, ou seja, em que possuem menor custo de produção em relação aos outros países. II. Dadas as teorias apresentadas sobre o comércio internacional, o Brasil deve exportar milho e a Inglaterra deve exportar Algodão. Essa afirmação também está correta, pois, de acordo com a Teoria das Vantagens Comparativas, cada país deve se especializar na produção do bem em que possui menor custo de oportunidade, ou seja, aquele em que abre mão de menos para produzir. No caso apresentado, o Brasil tem vantagem comparativa na produção de milho e a Inglaterra tem vantagem comparativa na produção de algodão. III. Tendo em vista as teorias do comércio internacional supracitadas, o quadro pode ser avaliado a partir da Teoria das Vantagens Absolutas. Essa afirmação está incorreta, pois a tabela apresentada não permite avaliar a Teoria das Vantagens Absolutas, que defende que cada país deve se especializar na produção do bem em que possui vantagem absoluta, ou seja, em que possui maior produtividade em relação aos outros países.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais