Buscar

Os líquidos dilatam analogamente aos sólidos. Como o líquido está contido em um recipiente, quando aquecemos o conjunto, além de o líquido sofrer d...

Os líquidos dilatam analogamente aos sólidos. Como o líquido está contido em um recipiente, quando aquecemos o conjunto, além de o líquido sofrer dilatação, o recipiente também sofrerá.

Um frasco de vidro, com coeficiente de dilatação linear 9.10‒6 oC‒1, encontra-se completamente preenchido com 500 cm3 de um líquido à temperatura de 20 oC. Ao aquecermos o conjunto até 120 oC, 10 cm3 de líquidotransbordam para fora do recipiente.

  

Determine:

 

a)   O coeficiente de dilatação aparente;

b)   O coeficiente de dilatação real do líquido;

c)   A dilatação real sofrida pelo líquido.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) O coeficiente de dilatação aparente é dado por: ΔV/V₀ = α_aparente × ΔT Onde ΔV é a variação de volume, V₀ é o volume inicial, α_aparente é o coeficiente de dilatação aparente e ΔT é a variação de temperatura. No problema, temos que o volume inicial é de 500 cm³ e a variação de temperatura é de 100 °C (de 20 °C a 120 °C). Além disso, sabemos que 10 cm³ de líquido transbordaram, o que significa que o volume final é de 490 cm³. Substituindo na fórmula, temos: 10/500 = α_aparente × 100 × 10^-6 α_aparente = 2 × 10^-4 °C^-1 b) O coeficiente de dilatação real do líquido é dado por: ΔV/V₀ = α_real × ΔT Onde ΔV é a variação de volume, V₀ é o volume inicial, α_real é o coeficiente de dilatação real e ΔT é a variação de temperatura. No problema, temos que o volume inicial é de 500 cm³ e a variação de temperatura é de 100 °C (de 20 °C a 120 °C). Além disso, sabemos que 10 cm³ de líquido transbordaram, o que significa que o volume final é de 490 cm³. Como o volume do recipiente não mudou, a variação de volume é de 10 cm³. Substituindo na fórmula, temos: 10/500 = α_real × 100 × 10^-6 α_real = 2 × 10^-4 °C^-1 c) A dilatação real sofrida pelo líquido é dada por: ΔV = V₀ × α_real × ΔT Onde ΔV é a variação de volume, V₀ é o volume inicial, α_real é o coeficiente de dilatação real e ΔT é a variação de temperatura. Substituindo na fórmula, temos: ΔV = 500 × 2 × 10^-4 × 100 ΔV = 10 cm³ Portanto, o líquido sofreu uma dilatação real de 10 cm³.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes