Buscar

Sabe-se que a automação teoricamente surgiu em 1788, quando James Watt desenvolveu o primeiro dispositivo “automático” de regulagem do fluxo de vap...

Sabe-se que a automação teoricamente surgiu em 1788, quando James Watt desenvolveu o primeiro dispositivo “automático” de regulagem do fluxo de vapor em máquinas, porém, foi na década de 1940 que os primeiros sistemas automatizados começaram a ser projetados e desenvolvidos pelas montadoras de automóveis. Esses sistemas automatizados utilizavam dispositivos de controle eletromecânicos, e sua lógica era realizada por meio de diversos relés, temporizadores, botões e posicionadores mecânicos, que podiam realizar apenas sequências simples de movimento lógico ao ligar e desligar motores e atuadores.

 

Com o advento dos computadores, também na década de 40, mais precisamente em 1946, com o ENIAC, os sistemas automatizados ganharam uma perfeita ferramenta, para, juntamente com os hardwares desenvolvidos anteriormente, idealizarem a automação que conhecemos hoje. Concomitante ao surgimento dos computadores, foram também desenvolvidos os primeiros softwares, ferramentas imprescindíveis em todos os sistemas automatizados. Esses softwares começaram a ser utilizados para controlar todos os movimentos de uma máquina automatizada ou de uma linha de produção, bem como reunir dados estatísticos e de gerenciamento sobre suas operações. Dentre os inúmeros softwares de automação existentes, pode-se destacar um dos mais utilizados mundialmente pelas indústrias em sistemas automatizados: os sistemas de controle supervisório de aquisição de dados (SCADA), que são utilizados para controlar todos os sistemas automatizados e reunir informações sobre os processos. 

 

Considerando as informações do texto a respeito dos sistemas supervisórios, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 

 

I. Os softwares de supervisão estão instalados em cada uma das máquinas e dispostos em toda a fábrica, para adquirir dados diretamente dos controladores programáveis para o computador, e são controlados apenas pelo próprio operador da máquina.

 

PORQUE

 

II. O software supervisório deverá permitir que se desenvolvam estratégias de controle utilizando funções avançadas, por meio de módulos dedicados para implementação de funções matemáticas e lógicas. 

 

A respeito destas asserções, assinale a opção correta.

A) 

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

B) 

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

C) 

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

D) 

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

E) 

As asserções I e II são proposições falsas.


💡 1 Resposta

User badge image

Ivan Martello


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais