Buscar

Entre as duas moléculas abaixo existe diferença na polaridade? Justifique como os grupos funcionais que diferem interfere na atividade biológica da...

Entre as duas moléculas abaixo existe diferença na polaridade? Justifique como os grupos funcionais que diferem interfere na atividade biológica da digoxina e digitoxina a partir das explicações de Relação Estrutura Atividade (REA)

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Sim, existe diferença na polaridade entre a digoxina e a digitoxina. A diferença está no grupo hidroxila (-OH) presente na posição C-12 da digoxina, que não está presente na digitoxina. Esse grupo hidroxila confere polaridade à molécula da digoxina. A polaridade das moléculas interfere na sua capacidade de se ligar a outras moléculas em solução aquosa, como as proteínas. A digoxina é mais polar do que a digitoxina, o que pode afetar a sua capacidade de se ligar a proteínas específicas no organismo. Isso pode explicar por que a digoxina é mais utilizada no tratamento de insuficiência cardíaca do que a digitoxina, apesar de ambas terem atividade semelhante. A relação estrutura-atividade (REA) é uma abordagem utilizada para entender como a estrutura molecular de uma substância afeta a sua atividade biológica. Nesse caso, a presença ou ausência do grupo hidroxila na posição C-12 da digoxina é um exemplo de como pequenas diferenças na estrutura molecular podem afetar a atividade biológica de uma substância.

0
Dislike0
User badge image

Roberto Nascimento

Idetifique a modificação molecular estabelecida ? enfatizando qual o impacto farmacológico foi exercido entre a benzilpenicilina e difeniclina. explique baseado na relação estrutura atividade (REA)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais