a. pontilhismo hachurado. b. hachuras e esfumados. c. a sobreposição de manchas com uso de lápis coloridos aquareláveis. d. o uso da borracha nas zonas claras, destacando a luminosidade que se deseja representar. e. o pontilhamento paralelo.
Para representar os efeitos da luz, devemos ser capazes de compreender a natureza da fonte de luz, sua relação espacial com os objetos que ilumina e a natureza tridimensional das próprias formas.
Em relação à luz e à sombra, podemos dizer que:
a. Sombras projetadas se voltam na mesma direção da fonte de luz. b. Uma luz forte produz contrastes de claros e escuros mais extremos, com sombras mais bem definidas. Uma luz difusa cria menos contrastes de tonalidades entre as superfícies iluminadas e suas sombras projetadas. c. A iluminação de topo ressalta a silhueta do objeto. d. A iluminação frontal não cria sombras projetadas. e. A iluminação lateral cria sombras projetadas a pouca distância ou diretamente sobre o objeto.
Quais são as perspectivas presentes nas imagens apresentadas abaixo?
a. Imagem 01: 2 pontos de fuga. Imagem 02: 1 ponto de fuga. b. Imagem 01: 3 pontos de fuga. Imagem 02: 1 ponto de fuga. c. Imagem 01: 3 pontos de fuga. Imagem 02: 2 pontos de fuga. d. Imagem 01: 1 ponto de fuga. Imagem 02: 1 ponto de fuga. e. Imagem 01: 1 ponto de fuga. Imagem 02: 2 pontos de fuga.