Buscar

Em geral, os sistemas elétricos não precisam estar ligados à terra para funcionarem e, de fato, nem todos os sistemas elétricos são aterrados. Mas,...

Em geral, os sistemas elétricos não precisam estar ligados à terra para funcionarem e, de fato, nem todos os sistemas elétricos são aterrados. Mas, nos sistemas elétricos, quando designamos as tensões, geralmente elas são referidas à terra. Dessa forma, a terra representa um ponto de referência (ou um ponto de potencial zero) ao qual todas as outras tensões são referidas. De fato, como um equipamento computadorizado se comunica com outros equipamentos, uma tensão de referência “zero” é crítica para a sua operação apropriada. A terra, portanto, é uma boa escolha como ponto de referência zero, uma vez que ela nos circunda em todos os lugares. Quando alguém está de pé em contato com a terra, seu corpo está aproximadamente no potencial da terra. Se a estrutura metálica de uma edificação está aterrada, então todos os seus componentes metálicos estão aproximadamente no potencial de terra.

 

MORENO, Hilton; COSTA, Paulo Fernandes. Aterramento elétrico. São Paulo: Procobre, 1999.

 


A partir das informações apresentadas, avalie os itens a seguir.



I. Cargas elétricas estáticas acumuladas em chassis, estruturas e carcaças não são descarregadas pelo aterramento, deixando o usuário exposto a riscos de choque elétrico.


II. O aterramento estabiliza a tensão durante transitórios no sistema elétrico, evitando sobretensões perigosas que possam provocar a ruptura da isolação.


III. Se uma pessoa toca um equipamento não aterrado, pode ser estabelecida uma baixa ou alta tensão entre mãos e pés que, dependendo da corrente elétrica, pode ser fatal.


IV. O aterramento deve ter um percurso de alta impedância de retorno para a terra da corrente de fuga, permitindo, assim, que haja a operação rápida e segura do sistema de proteção.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) II e III estão corretas. A afirmativa I está incorreta, pois o aterramento é justamente o meio pelo qual as cargas elétricas estáticas acumuladas em chassis, estruturas e carcaças são descarregadas, evitando que o usuário seja exposto a riscos de choque elétrico. A afirmativa II está correta, pois o aterramento estabiliza a tensão durante transitórios no sistema elétrico, evitando sobretensões perigosas que possam provocar a ruptura da isolação. A afirmativa III também está correta, pois se uma pessoa toca um equipamento não aterrado, pode ser estabelecida uma baixa ou alta tensão entre mãos e pés que, dependendo da corrente elétrica, pode ser fatal. A afirmativa IV está incorreta, pois o aterramento deve ter um percurso de baixa impedância de retorno para a terra da corrente de fuga, permitindo, assim, que haja a operação rápida e segura do sistema de proteção.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais