Buscar

Um dos efeitos mais marcantes da pandemia no mercado de trabalho, que ainda deve perdurar, ao menos no Brasil, é o agravamento da desigualdade. A c...

Um dos efeitos mais marcantes da pandemia no mercado de trabalho, que ainda deve perdurar, ao menos no Brasil, é o agravamento da desigualdade. A crise impactou de formas desproporcionais os trabalhadores informais – que dependem mais da circulação de pessoas – e as mulheres, por conta do choque no terceiro setor, onde elas estão concentradas em maior número, e pelo aumento do tempo das tarefas domésticas, que recai nas costas delas de forma desigual.

  

Para especialistas, ainda é difícil prever o quanto essa fatia de trabalhadores, que abrange profissionais autônomos e pessoas sem carteira assinada, ainda vai aumentar, já que muitos saíram da força de trabalho, o que faz com que o número não seja inflado durante a pandemia. No entanto, a expectativa é que esse contingente cresça, o que exige do governo uma agenda de qualificação profissional. 

Considerando o disposto no texto-base, sobre desigualdades e renda, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

I. Profissionais atuantes no mercado de trabalho informal brasileiro, no contexto da pandemia, serão os mais impactados em seu emprego e, também, em sua renda média.

 

PORQUE

 

II. Em cenários críticos, os trabalhadores informais acabam sofrendo mais, já que não são cobertos pela legislação trabalhista e, em geral, não têm proteção social.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) 

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

B) 

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

C) 

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

D) 

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

E) 

As asserções I e II são proposições falsas.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. A primeira asserção é verdadeira, pois o texto-base afirma que os trabalhadores informais foram os mais impactados pela pandemia em relação ao emprego e renda. A segunda asserção também é verdadeira, pois os trabalhadores informais não possuem proteção social e não são cobertos pela legislação trabalhista. No entanto, a segunda asserção não justifica a primeira, pois a primeira asserção se baseia em dados específicos da pandemia no Brasil, enquanto a segunda asserção é uma afirmação geral sobre os trabalhadores informais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais