Buscar

Os portos do Brasil foram incorporados, em sua maioria, às cidades que surgiram à sua volta, causando impactos na vida das comunidades e também sen...

Os portos do Brasil foram incorporados, em sua maioria, às cidades que surgiram à sua volta, causando impactos na vida das comunidades e também sendo impactados por elas. Discute-se muito a relação entre porto e cidade no mundo moderno. As questões sociais e ambientais também são fatores de atenção para os administradores dos portos, que precisam cumprir com toda a legislação do setor e causar o menor impacto possível na comunidade local. Por outro lado, os portos são grandes geradores de emprego e renda, importantes polos de desenvolvimento, por onde passam cerca de 85% das mercadorias relacionadas ao comércio exterior.


Com base no texto acima e nos conhecimentos sobre a questão portuária, julgue os itens a seguir.

 

I. Os portos beneficiam a sociedade em que estão inseridos, pois sua movimentação de cargas implica em arrecadação de tributos nas três esferas de poder: a municipal, a estadual e a federal.

II. Os portos trazem muitos empregos durante sua construção, porém pouca geração de renda durante a sua operação.

III. Grande parte dos portos brasileiros estão situados nas áreas urbanas das cidades, gerando impactos ao trânsito e ao meio ambiente.

 

É correto o que se afirma em

A) 

III, apenas.

B) 

I e III, apenas.

C) 

I e II, apenas.

D) 

I, II e III, apenas.

E) 

II e III, apenas.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) I e III, apenas. Justificativa: I. Os portos beneficiam a sociedade em que estão inseridos, pois sua movimentação de cargas implica em arrecadação de tributos nas três esferas de poder: a municipal, a estadual e a federal. (correta) II. Os portos trazem muitos empregos durante sua construção, porém pouca geração de renda durante a sua operação. (incorreta) III. Grande parte dos portos brasileiros estão situados nas áreas urbanas das cidades, gerando impactos ao trânsito e ao meio ambiente. (correta)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais