Buscar

“Qual foi o papel dos sociólogos no processo constituinte? [...] a sociologia emprestou alguns nomes emblemáticos ao Congresso Nacional, como Ferna...

“Qual foi o papel dos sociólogos no processo constituinte? [...] a sociologia emprestou alguns nomes emblemáticos ao Congresso Nacional, como Fernando Henrique Cardoso [...] Florestan Fernandes [...] A Constituinte também abrigou o Senador Pompeu de Souza [...] e os deputados Paulo Delgado [...] e Augusto Carvalho (PCB/DF), também sociólogos. É importante mencionar, ainda, o papel de Darcy Ribeiro, que, [...] participou das discussões, especialmente na área de educação”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Pinhel, André Marega; ALVES, Brenno Warken. Sociologia brasileira. Curitiba: InterSaberes, 2019. (BV). 

Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Sociologia brasileira, assinale a alternativa que explica a participação dos sociólogos citados acima na Assembleia Constituinte:


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os sociólogos citados no texto, como Fernando Henrique Cardoso, Florestan Fernandes, Paulo Delgado, Augusto Carvalho e Pompeu de Souza, participaram da Assembleia Constituinte como parlamentares, contribuindo para a elaboração da Constituição de 1988. Além disso, Darcy Ribeiro, embora não tenha sido eleito, também participou das discussões, especialmente na área de educação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image