Buscar

Questão 6/10 - Ética Empresarial e Responsabilidade Socioambiental Petrobras revisa manual e exige que fornecedora respeite código de ética. O Br...

Questão 6/10 - Ética Empresarial e Responsabilidade Socioambiental

Petrobras revisa manual e exige que fornecedora respeite código de ética.



O Brasil sofre uma crise política e econômica agravada em grande medida pelo “maior caso de corrupção da história do Brasil”, como definiu Julio Marcelo de Oliveira, procurador do Tribunal de Contas da União (TCU) e pela quebra de confiança política. Este caso envolve a Petrobrás, petroleira brasileira que está no centro de um escândalo bilionário de corrupção e ex-funcionários, executivos de empreiteiras e políticos. Em fevereiro de 2015 foi publicado no Diário Oficial, a revisão do manual de contratação da Petrobrás. Este manual frisa que tanto a companhia como fornecedoras ou prestadoras de serviços devem respeitar o código de ética da empresa, bem como seu guia de conduta e sua política de responsabilidade social.



            Este manual no caso da Petrobrás torna-se um diferencial, uma vez que não existia antes. Como já vimos, a aplicação de uma conduta ética nas empresas que possa ser capaz de contribuir com melhores resultados, desde a relação individual com os colaboradores até a dimensão financeira é fator de sucesso para a ética empresarial e a lucratividade da organização. Fica algumas perguntas: uma empresa como a Petrobrás, não tinha um manual para contratação que respeitasse o código de ética? O manual garantirá que funcionários ajam seguindo os critérios do código de ética? A corrupção é cultural ou está instalada na Petrobrás apenas? Difícil averiguar, pois o Brasil é conhecido como um país corrupto.



A partir destas informações, sobre um caso atual sobre ética no mundo empresarial, assinale entre as definições a seguir aquela que CORRESPONDE ao conceito de ética nos negócios:

ASão apenas as normas descritas em manuais que visam diminuir impactos negativos sobre a lucratividade da empresa.

BÉ o comportamento da empresa entendida como lucrativa quando age de conformidade com os princípios morais e as regras do bem proceder aceitas pela coletividade (regras éticas)”.

É o comportamento dos funcionários, quando agem visando o interesse próprio.

DSão as normas legais exercidas pela empresa com o intuito de obter lucro.

EÉ uma forma de distribuir as riquezas de forma homogênea.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: "É o comportamento da empresa entendida como lucrativa quando age de conformidade com os princípios morais e as regras do bem proceder aceitas pela coletividade (regras éticas)".

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais