Buscar

Em 529 d.C. o imperador Justiniano ordenou que as escolas de Atenas fossem fechadas. Contudo, a filosofia greco-romana já havia se ramificado pelo ...

Em 529 d.C. o imperador Justiniano ordenou que as escolas de Atenas fossem fechadas. Contudo, a filosofia greco-romana já havia se ramificado pelo Oriente, em especial na Mesopotâmia e na Síria. Muito disso devido à grande expansão cultural que se deu pelo helenismo. Assinale a alternativa que corresponde a outro fator determinante para a ascensão do pensamento filosófico grego na cultura islâmica nascente.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A expansão do Império Romano até o Oriente Médio e a tradução de obras filosóficas gregas para o árabe pelos estudiosos muçulmanos foram fatores determinantes para a ascensão do pensamento filosófico grego na cultura islâmica nascente. Portanto, a alternativa correta é: "A expansão do Império Romano e a tradução de obras filosóficas gregas para o árabe pelos estudiosos muçulmanos".

0
Dislike0
User badge image

Gean MS

A alternativa correta é "O interesse cultural pela filosofia aristotélica".O cruzamento das culturas grega e islâmica teve um profundo impacto no desenvolvimento filosófico ao longo da história. No contexto de fechamento das escolas em Atenas por ordem do imperador Justiniano em 529 d.C., a disseminação do pensamento filosófico grego encontrou novos horizontes no Oriente, especialmente na Mesopotâmia e na Síria, graças à expansão cultural promovida pelo helenismo. O interesse cultural pela filosofia aristotélica." Ascensão do Pensamento Filosófico Grego na Cultura Islâmica: O Interesse Pela Filosofia Aristotélica O interesse cultural na cultura islâmica pela filosofia grega teve um papel crucial em sua ascensão. Dentro do amplo espectro de filósofos gregos, a filosofia de Aristóteles despertou um interesse particular. Esse interesse se manifestou em traduções, estudos e adaptações da obra de Aristóteles para o árabe. A filosofia aristotélica foi assimilada e interpretada por pensadores islâmicos, contribuindo para a formação do pensamento filosófico na cultura islâmica. Portanto, a alternativa E retrata acuradamente como o interesse pela filosofia aristotélica desempenhou um papel central na proliferação do pensamento filosófico grego na cultura islâmica nascente, evidenciando a relevância dessa interação cultural no campo filosófico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

32 pág.
14 pág.
26 pág.
3 - FILOSOFIA MEDIEVAL

Colegio Luiz De Queiroz

User badge image

Mário

16 pág.

Perguntas Recentes