Buscar

Como ocorre o controle das secreções pancreática e biliar quando o alimento passa pelo piloro em entra no duodeno? Quando o alimento (quimo) chega...

Como ocorre o controle das secreções pancreática e biliar quando o alimento passa pelo piloro em entra no duodeno?

Quando o alimento (quimo) chega no duodeno, estimula a secreção hidroeletrolítica (rica em bicarbonato, sódio e água) e a secreção enzimática, que é formada por enzimas pancreáticas inativas (tripsinogênio, quimiotripsinogênio, procolipase, procarboxipeptidase, profosfolipase, com exceção da amilase pancreática), quando ativadas, promovem a quebra de moléculas de lipídios, carboidratos e proteínas.
A presença de proteínas e lipídios no quimo faz com que seja estimulada a secreção de CCK pelas células I duodenais, que estimula a liberação de enzimas digestivas pelo pâncreas e também estimula a secreção da bile pela vesícula biliar. A distensão duodenal também estimula a secreção de CCK.
As células D presentes na ilhota de Langerhans produzem a somatostatina que tem ação inibidora da secreção pancreática, além disso, inibe também a secreção de hormônios gastrointestinais, como por exemplo, a secretina, gastrina e CCK.
A secretina é produzida por células S do intestino delgado, secretada em estimulação do ácido clorídrico no duodeno, com isso, ela faz a estimulação das células dos ductos biliares a secretarem bicarbonato e água que aumentam a quantidade de bile e também o fluxo de secreções no intestino.
Existe também no ducto colédoco no duodeno o esfíncter hepatopancreático, conhecido como esfíncter de Oddi, que é estimulado pelo CKK e pela secretina, permitindo a passagem da bile e das enzimas pancreáticas para o duodeno.

Essa pergunta também está no material:

Revisao AP1 - CH2 - Anna
10 pág.

Biologia OutrosOutros

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Quando o alimento (quimo) chega no duodeno, estimula a secreção de CCK pelas células I duodenais, que estimula a liberação de enzimas digestivas pelo pâncreas e também estimula a secreção da bile pela vesícula biliar. A presença de proteínas e lipídios no quimo faz com que seja estimulada a secreção de CCK. A distensão duodenal também estimula a secreção de CCK. As células D presentes na ilhota de Langerhans produzem a somatostatina que tem ação inibidora da secreção pancreática, além disso, inibe também a secreção de hormônios gastrointestinais, como por exemplo, a secretina, gastrina e CCK. A secretina é produzida por células S do intestino delgado, secretada em estimulação do ácido clorídrico no duodeno, com isso, ela faz a estimulação das células dos ductos biliares a secretarem bicarbonato e água que aumentam a quantidade de bile e também o fluxo de secreções no intestino. Existe também no ducto colédoco no duodeno o esfíncter hepatopancreático, conhecido como esfíncter de Oddi, que é estimulado pelo CKK e pela secretina, permitindo a passagem da bile e das enzimas pancreáticas para o duodeno.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais