Buscar

Como ocorre a digestão no estômago e intestino delgado quando o alimento ingerido é rico em proteínas? No estômago, as células principais da mucos...

Como ocorre a digestão no estômago e intestino delgado quando o alimento ingerido é rico em proteínas?

No estômago, as células principais da mucosa gástrica são estimuladas pelo comando do sistema nervoso, via nervos vagos, ou pela presença do alimento na luz do tubo digestivo para produzir e liberar a enzima pepsinogênio, que é ativada pela ação do ácido clorídrico (HCl) em pH ácido, sendo então transformada em pepsina, que faz a hidrólise das proteínas e libera peptídeos de cadeia longa.
A digestão proteica prossegue no intestino delgado (duodeno), onde as proteínas presentes no quimo estimulam as células I duodenais a secretarem CCK, que estimula a secreção de enzimas digestivas pelo pâncreas, sendo liberadas na forma inativa. Sua ativação acontece com a ação da enteroquinase (produzida na mucosa duodenal), transformando o tripsinogênio em tripsina. A tripsina ativa as demais enzimas pancreáticas (quimotripsina, elastase e carboxipeptidase), com isso, serão produzidos aminoácidos e oligopeptídeos. Os oligopeptídeos vão ser digeridos pelas enzimas peptidases da borda em escova presente nos enterócitos do intestino delgado, produzindo di ou tripeptídeos que poderão ser absorvidos.

Essa pergunta também está no material:

Revisao AP1 - CH2 - Anna
10 pág.

Biologia OutrosOutros

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Quando o alimento ingerido é rico em proteínas, a digestão começa no estômago, onde as células principais da mucosa gástrica são estimuladas a produzir e liberar a enzima pepsinogênio. Essa enzima é ativada pela ação do ácido clorídrico (HCl) em pH ácido, sendo então transformada em pepsina, que faz a hidrólise das proteínas e libera peptídeos de cadeia longa. A digestão proteica continua no intestino delgado (duodeno), onde as proteínas presentes no quimo estimulam as células I duodenais a secretarem CCK, que estimula a secreção de enzimas digestivas pelo pâncreas, sendo liberadas na forma inativa. Sua ativação acontece com a ação da enteroquinase (produzida na mucosa duodenal), transformando o tripsinogênio em tripsina. A tripsina ativa as demais enzimas pancreáticas (quimotripsina, elastase e carboxipeptidase), com isso, serão produzidos aminoácidos e oligopeptídeos. Os oligopeptídeos vão ser digeridos pelas enzimas peptidases da borda em escova presente nos enterócitos do intestino delgado, produzindo di ou tripeptídeos que poderão ser absorvidos. Os aminoácidos e os di ou tripeptídeos são absorvidos pelas células da mucosa intestinal e transportados para o fígado através da veia porta hepática.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais