Buscar

Leia o excerto a seguir: “A importância de uma reflexão sobre assessoria/consultoria para o Serviço Social se dá pelo fato de que a maioria da prod...

Leia o excerto a seguir:

“A importância de uma reflexão sobre assessoria/consultoria para o Serviço Social se dá pelo fato de que a maioria da produção teórica sobre o tema tem sido, em geral, produzida em outra área do conhecimento - o campo da administração de empresas - com vistas a maximização do lucro, pressuposto muito distante do atual projeto profissional do Serviço Social, mas que tem espaço na bibliografia de alguns planos de aula e em textos de Serviço Social sobre o tema. Portanto, a reflexão conceitual sobre o tema é importante com vistas a subsidiar o debate e a produção sobre a assessoria/consultoria no âmbito do Serviço Social brasileiro e do seu projeto ético-político”.

 

MATOS, M. Assessoria, consultoria, auditoria e supervisão técnica. In: CFESS; ABEPSS (org.). Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília, DF, 2009. p. 4-5.

 

A respeito dos conceitos de assessoria e consultoria, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).

I. ( ) A assessoria é mais pontual que a consultoria, que vem dos termos “consultar” e “solicitar opinião”.

II. ( ) O assessor deve realizar propostas de estratégias e caminhos à equipe ou aos profissionais que assessora.

III. ( ) A assessoria exige mais aprofundamento, pois é mais complexa que a consultoria.

IV. ( ) É o consultor que estabelece temas que ainda são pouco compreendidos e dá instruções sobre questões do processo de trabalho.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: I - V II - V III - F IV - F Explicação: I. (V) A assessoria é mais pontual que a consultoria, que vem dos termos “consultar” e “solicitar opinião”. II. (V) O assessor deve realizar propostas de estratégias e caminhos à equipe ou aos profissionais que assessora. III. (F) A assessoria exige mais aprofundamento, pois é mais complexa que a consultoria. (Invertido) IV. (F) É o consultor que estabelece temas que ainda são pouco compreendidos e dá instruções sobre questões do processo de trabalho. (Invertido)

0
Dislike0
User badge image

Yasmin amelia

eia o excerto a seguir:

“A recorrência ao tema assessoria/consultoria no Serviço Social não é tão recente. Identificamos a remissão a esta, em textos de circulação restrita, em meados dos anos de 1970. Contudo, foi desde então um tema lateralizado na profissão. A temática no Serviço Social sempre esteve ligada a busca de uma nova possibilidade de atuação profissional, para além das ações profissionais classicamente desenvolvidas pelo Serviço Social (intervenção junto aos usuários dos serviços sociais e políticas sociais públicas ou privadas)”.

 

MATOS, M. Assessoria, consultoria, auditoria e supervisão técnica. In: CFESS; ABEPSS (org.). Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília, DF, 2009. p. 2.

 

Considerando o excerto apresentado, sobre a história da assessoria e consultoria no Serviço Social, analise as afirmativas a seguir:

I. A assessoria e consultoria no Serviço Social tornam-se presentes na área a partir da conjuntura de reestruturação produtiva do Brasil.

II. Na década de 1970, a assessoria era compreendida como estratégia para superar a tricotomia de intervenção do Serviço Social na época.

III. Os anos 2000 são caracterizados como de clareza da temática da assessoria/consultoria no interior do Serviço Social.

IV. É possível afirmar que a década de 1990 promoveu avanços na área da consultoria e assessoria no Serviço Social.


É correto o que se afirma em:

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais