Buscar

“Fica claro que o esquema de Rangel caminha na direção oposta. Uma de suas conclusões importantes é que 'a economia brasileira tem um setor capital...

“Fica claro que o esquema de Rangel caminha na direção oposta. Uma de suas conclusões importantes é que 'a economia brasileira tem um setor capitalista e outro pré-capitalista' (Rangel, 1999, p. 24)”.

Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Sociologia brasileira, assinale a alternativa que explica como Inácio Rangel analisava o Brasil até o final do século XIX:

A-Segundo Inácio Rangel, os meios urbanos estabeleciam relações capitalistas, enquanto o rural ainda estava na fase pré-capitalista.

B-Para Inácio Rangel, a Região Sul do Brasil já tinha chegado à fase capitalista. Porém, as demais regiões ainda eram pré-capitalistas.

C-Conforme Inácio Rangel propõe, as províncias de São Paulo e do Rio de Janeiro já tinham chegado à fase capitalista, enquanto as demais ainda eram pré-capitalistas.

D-De acordo com Inácio Rangel, o senhor de engenho negociava como um comerciante holandês, mas, em sua propriedade, agia de forma arcaica, pré-capitalista.

E-Na análise de Inácio Rangel, até a independência, o Brasil vivia uma fase pré-capitalista. Já a partir de então, ingressou no capitalismo.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: "Segundo Inácio Rangel, os meios urbanos estabeleciam relações capitalistas, enquanto o rural ainda estava na fase pré-capitalista." Inácio Rangel analisava o Brasil até o final do século XIX e concluiu que a economia brasileira tinha um setor capitalista e outro pré-capitalista. Ele acreditava que as relações capitalistas estavam presentes nos meios urbanos, enquanto o meio rural ainda estava na fase pré-capitalista.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais