Buscar

Há um debate culturalista sobre as relações de poder global cujos lados podem ser representados por aqueles mais alinhados à ideologia e aos método...

Há um debate culturalista sobre as relações de poder global cujos lados podem ser representados por aqueles mais alinhados à ideologia e aos métodos globalistas e que veem na diversidade obstáculo ao desenvolvimento (Samuel Huntington) e por aqueles que acreditam que faltam diálogo e valores éticos ao cenário atual (Raimond Panikkar). Assinale a alternativa que corrobore tal visão.

a) Valores universais são possíveis com certo relativismo, ou seja, assumindo que valores de cada povo são muito dificilmente transplantados para uns para os outros; de fato, podem, sim, ser assimilados e incorporados sem, todavia, que se esqueça de suas origens. Essa é uma questão basicamente cultural.
b) Há choque de civilizações e a Declaração Universal dos Direitos Humanos não pode servir como aparato de união entre os povos.
c) Huntington não admite a problemática cultural, apenas trata do mundo atual por meio da geopolítica.
d) Valores universais são possíveis com certo relativismo, ou seja, assumindo que valores de cada povo são muito dificilmente transplantados para uns para os outros; de fato, podem, sim, ser assimilados e incorporados sem, todavia, que se esqueça de suas origens. Essa é uma questão basicamente cultural.
e) As ideias de Huntington atrapalham o projeto capitalista.
f) A democracia ocidental, principalmente de matiz estadunidense é, sem dúvida, valor universal.

Essa pergunta também está no material:

QUESTIONÁRIO UNIDADE III Geopolítica,Regionalização e Integração
9 pág.

Sociologia Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas, a que corrobora a visão apresentada é: a) Valores universais são possíveis com certo relativismo, ou seja, assumindo que valores de cada povo são muito dificilmente transplantados para uns para os outros; de fato, podem, sim, ser assimilados e incorporados sem, todavia, que se esqueça de suas origens. Essa é uma questão basicamente cultural.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais