Buscar

Leia o fragmento de texto: “A primeira questão a ser discutida dizia respeito à exclusividade dos representantes constituintes. Deveriam ser convo...

Leia o fragmento de texto:


“A primeira questão a ser discutida dizia respeito à exclusividade dos representantes constituintes. Deveriam ser convocadas novas eleições parlamentares, exclusivas para a redação da Carta Magna, ou sua redação seria assumida pelo Congresso eleito?”.

Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Sociologia brasileira, assinale a alternativa que explica o processo de elaboração da Carta Magna de 1988:

A- A primeira discussão que o Congresso recém eleito realizou foi sobre a legitimidade de escrita da nova Carta Magna, tendo sido vitoriosa a tese da escolha de um grupo de especialistas para essa tarefa.

B- A composição política do congresso nacional espelhava o que fora o processo de redemocratização: um acordo entre as forças políticas que apoiavam a ditadura e os que fizeram oposição sistemática e armada à ditadura.

C- Na composição da Assembleia Constituinte predominaram as forças democráticas de centro-esquerda e esquerda que lutaram pela derrubada da ditadura militar.

D- Os partidos de esquerda, na Assembleia Constituinte, representavam um percentual maior do que os partidos que cumpriram o papel de sustentação do regime militar.

E- Embora alguns grupos políticos afirmassem que o Congresso recém eleito não tinha legitimidade para escrever a nova Carta Magna, um acordo entre os partidos majoritários o encarregou dessa tarefa.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta que explica o processo de elaboração da Carta Magna de 1988 é a letra C: "Na composição da Assembleia Constituinte predominaram as forças democráticas de centro-esquerda e esquerda que lutaram pela derrubada da ditadura militar." A Assembleia Constituinte foi eleita em 1986, com o objetivo de elaborar uma nova Constituição para o país, após o período de ditadura militar. A maioria dos constituintes era formada por partidos de esquerda e centro-esquerda, que lutaram pela redemocratização do país.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais