Buscar

“Fabricante, concessionária e seguradora devem indenizar cliente por demora em serviço O juiz da Vara Única de Marilândia decidiu que uma fabricant...

“Fabricante, concessionária e seguradora devem indenizar cliente por demora em serviço

O juiz da Vara Única de Marilândia decidiu que uma fabricante de automóveis, uma concessionária autorizada e uma companhia de seguros devem indenizar cliente por demora na conclusão de serviço em veículo.

(...)

(...) o juiz da Vara Única de Marilândia declarou que as requeridas não demonstraram a regularidade do excessivo período de espera de mais de seis meses, levando em consideração a data do efetivo reparo, enfrentado pelo autor para obtenção de seu veículo, caracterizando falha na prestação de serviço. Logo, condenou as reclamadas, de forma solidária, ao pagamento de R$ 5.413, por danos materiais, referentes ao aluguel do veículo, além de R$ 10.000 a título de danos morais, posto que a situação de espera injustificável gerou sentimentos passíveis de reparação.”

Disponível em:  Acesso: 03/08/2021.

A partir da leitura do texto-base e do conteúdo da disciplina, analise as afirmações acerca da responsabilidade do fornecedor pelo fornecimento defeituoso ou viciado do produto ou serviço. 

I. O vício de qualidade deve ser sanado pelo fornecedor no prazo máximo de 72 horas.

II. Em razão da forma como o CDC regula a cadeia de produção e comercialização dos produtos, pode-se concluir que o comerciante está inserido na expressão “fornecedores”.

III. Caso o vício persista além do prazo concedido pelo CDC ao fornecedor para que seja sanado, será devido ao consumidor a restituição imediata da quantia paga, porém, sem perdas e danos. 

É correto o que se afirma em:

a.II, apenas.

b.I e III, apenas.

c.III, apenas.

d.II e III, apenas.

e.I, II e III.


Respostas

1 pessoa visualizou e tirou sua dúvida aqui
User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "d) II e III, apenas". I. O vício de qualidade deve ser sanado pelo fornecedor no prazo máximo de 30 dias, e não 72 horas. II. O comerciante está inserido na expressão "fornecedores", conforme previsto no artigo 3º, §1º, do Código de Defesa do Consumidor. III. Caso o vício persista após o prazo concedido ao fornecedor para saná-lo, o consumidor poderá exigir, alternativamente e à sua escolha: a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso; a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos; ou o abatimento proporcional do preço.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina