Buscar

Questão 1 - O sistema de transmissão mostrado na Figura abaixo é constituído de dois pares de engrenagens e um eixo. As engrenagens 1 e 3 possuem r...

Questão 1 - O sistema de transmissão mostrado na Figura abaixo é constituído de dois pares de engrenagens e um eixo. As engrenagens 1 e 3 possuem raios idênticos de 8 cm, e as engrenagens 2 e 4 possuem raios idênticos de 12 cm.

a) Se a engrenagem 1 transmite um torque de 200 Nm à engrenagem 2, qual será o torque de saída na engrenagem 4?

b) Sabendo ainda que a rotação na saída, engrenagem 4, deve ser de 300 rpm, determine qual a potência e rotação do motor (em rpm) que deve ser acoplado à engrenagem 1.
a) Torque de saída na engrenagem 4
b) Potência e rotação do motor que deve ser acoplado à engrenagem 1

Essa pergunta também está no material:

Exercícios de Elementos de Máquinas
3 pág.

Elementos de Máquinas I Universidade Federal Rural de PernambucoUniversidade Federal Rural de Pernambuco

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) Para calcular o torque de saída na engrenagem 4, podemos utilizar a relação de transmissão de torque entre as engrenagens. Como as engrenagens 1 e 3 possuem raios idênticos, a relação de transmissão entre elas é igual a 1. Já entre as engrenagens 2 e 4, a relação de transmissão é dada pela razão entre os raios, ou seja, 12/8 = 1,5. Portanto, o torque de saída na engrenagem 4 será igual a 200 Nm x 1/1,5 = 133,33 Nm. b) Para calcular a potência e rotação do motor que deve ser acoplado à engrenagem 1, podemos utilizar as equações de torque e potência. Sabemos que a potência é dada pelo produto entre o torque e a rotação. Como a rotação na saída deve ser de 300 rpm, podemos calcular o torque de saída na engrenagem 4 utilizando a relação de transmissão de velocidade, que é inversamente proporcional à relação de transmissão de torque. Assim, temos que a relação de transmissão de velocidade entre as engrenagens 1 e 2 é igual a 12/8 = 1,5. Portanto, a rotação na engrenagem 2 será de 200 rpm (300 rpm / 1,5). Utilizando a equação de potência, temos que a potência de saída na engrenagem 4 será igual a 133,33 Nm x 200 rpm x 2π/60 = 88,89 W. Como a relação de transmissão de torque entre as engrenagens 1 e 2 é igual a 1, podemos calcular o torque na engrenagem 1 como sendo igual a 200 Nm. Utilizando a equação de potência novamente, temos que a potência de entrada no sistema será igual a 200 Nm x 200 rpm x 2π/60 = 83,78 W. Portanto, o motor que deve ser acoplado à engrenagem 1 deve ter uma potência de pelo menos 83,78 W e uma rotação de pelo menos 200 rpm.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais