Buscar

Veja a citação a seguir: “[...] se podemos falar de um Renascimento do século XII, para usar o consagrado termo cunhado por Charles Haskins (1870-...

Veja a citação a seguir:


“[...] se podemos falar de um Renascimento do século XII, para usar o consagrado termo cunhado por Charles Haskins (1870-1937), é porque já existia no Ocidente uma rede de escolas estabelecida e que serviu de base para uma verdadeira revolução escolar na Europa medieval.”


Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIMA, Douglas Mota Xavier de; TREVISAN, Mariana Bonat. Rota de Aprendizagem da Aula 4. História e Historiografia Medieval Ocidental. Curitiba: Intersaberes, 2022, p. 11.

Após leitura do trecho destacado, e conforme o conteúdo do Tema 4 (Igreja e saber: escolas e universidades medievais) da Rota de Aprendizagem da Aula 4, da disciplina de História e Historiografia Medieval Ocidental, assinale a alternativa que aborda corretamente o processo de revolução escolar na Europa Ocidental a partir do século XII.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A revolução escolar na Europa Ocidental a partir do século XII foi impulsionada pela criação de novas escolas e universidades, que se baseavam em um novo modelo de ensino, com ênfase na lógica e na filosofia. Essas instituições de ensino foram criadas principalmente pela Igreja Católica, que viu na educação uma forma de fortalecer sua influência e poder na sociedade medieval. Além disso, a tradução de obras clássicas gregas e árabes para o latim também contribuiu para a disseminação do conhecimento e para o desenvolvimento do pensamento crítico na Europa medieval. Portanto, a alternativa correta é: "A revolução escolar na Europa Ocidental a partir do século XII foi impulsionada pela criação de novas escolas e universidades, que se baseavam em um novo modelo de ensino, com ênfase na lógica e na filosofia, e pela tradução de obras clássicas gregas e árabes para o latim."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais