Buscar

O profissional Assistente Social é contratado para atuar tanto em setores públicos quanto em instituições privadas, incorporando na sua grande maio...

O profissional Assistente Social é contratado para atuar tanto em setores públicos quanto em instituições privadas, incorporando na sua grande maioria um coletivo de profissionais/trabalhadores que colaboram na execução das ações institucionais, em um trabalho combinado ou cooperativo e, que assume ou acaba assume perfis diferenciados nos espaços ocupacionais.

A relação que esse profissional deve estabelecer frente a sua função é de ser mobilizadora e não executora de práticas assediadoras e repressivas em qualquer espaço, considerando de fato seu objeto de trabalho frente às múltiplas expressões da questão social de tal forma como essas se manifestam na vida dos sujeitos. Mesmo que em muitos contextos ele esteja dependente dos empregadores na definição dos objetivos e políticas sociais à serem atendidos, assim como caracterização das suas demandas, cabe ao Assistente Social atuar em conjunto com as demais profissões da saúde, do Poder Público e da educação, por exemplo.

Em relação ao conhecimento produzido, Iamamoto (2004, p.11) destaca o privilégio de uma categoria profissional que atua "na transversalidade das múltiplas expressões da questão social, na defesa dos direitos sociais e humanos e das políticas públicas que os materializam". IAMAMOTO, M. A produção de Conhecimento em Serviço Social no Brasil. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM SERVIÇO SOCIAL (ENPESS) IX, 2004, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre, 2004.

 

De acordo com o texto apresentado, assinale a opção correta: