Buscar

Há dois tipos de solidariedade em que concorrem, de um lado, dois ou mais de um devedor (solidariedade passiva) e, de outro, dois ou mais de um cre...

Há dois tipos de solidariedade em que concorrem, de um lado, dois ou mais de um devedor (solidariedade passiva) e, de outro, dois ou mais de um credor (solidariedade ativa). Assim, A, B, C são proprietários de um imóvel na área urbana do Município de X, com partes designais de valores. O imóvel está com três de IPTU não quitados e o proprietário “A”, com maior quota, foi acionado judicialmente pelo Fisco municipal. 

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a solidariedade passiva, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 

I. Na solidariedade passiva não cabe benefício de ordem. 

II. Na solidariedade passiva somente poderá ser acionado para pagamento o proprietário com maior cota de valores. 

III. Na solidariedade passiva a remissão ou isenção de crédito exonera todos os obrigados, salvo se outorgada pessoalmente a um deles.

IV. A interrupção da prescrição, a favor ou contra um dos obrigados, favorece ou prejudica apenas aquele obrigado 

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: V, V, F, V. Justificativa: I. Na solidariedade passiva não cabe benefício de ordem. - Verdadeira. O benefício de ordem é uma garantia que permite ao devedor escolher qual dos credores irá pagar primeiro. Na solidariedade passiva, todos os devedores são considerados responsáveis pelo pagamento da dívida, sem distinção. II. Na solidariedade passiva somente poderá ser acionado para pagamento o proprietário com maior cota de valores. - Verdadeira. Na solidariedade passiva, todos os devedores são considerados responsáveis pelo pagamento da dívida, mas o credor pode escolher quem irá acionar judicialmente para receber o valor devido. III. Na solidariedade passiva a remissão ou isenção de crédito exonera todos os obrigados, salvo se outorgada pessoalmente a um deles. - Falsa. A remissão ou isenção de crédito não exonera todos os obrigados, apenas aquele que recebeu a remissão ou isenção. IV. A interrupção da prescrição, a favor ou contra um dos obrigados, favorece ou prejudica apenas aquele obrigado. - Verdadeira. A interrupção da prescrição beneficia ou prejudica apenas o devedor que foi acionado judicialmente, não afetando os demais devedores solidários.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando