Buscar

Leia o trecho a seguir:   “Isto é mais do que consentimento, ou concórdia, é uma verdadeira unidade de todos eles, numa só e mesmo pessoa, realizad...

Leia o trecho a seguir:

 

“Isto é mais do que consentimento, ou concórdia, é uma verdadeira unidade de todos eles, numa só e mesmo pessoa, realizada por um pacto de cada homem e com todos os homens, de um modo que é como se cada homem dissesse a cada homem: cedo eu transfiro meu direito de governar-me a mim mesmo a este homem, ou a esta assembleia de homens, com a condição de transferirem a ele teu direito, autorizando de maneira semelhante todas as suas ações. Feito isto, a multidão assim unida numa só pessoa se chama Estado.” 

 

HOBBES, T. Leviatã: ou matéria, forma e poder de um estado eclesiástico e civil. São Paulo: Abril Cultural, 1979, p. 105.

 

Com base no apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 


I. Um pacto social é necessário visando a união de todos sob um único soberano que os governe. 

Já que:

II. Cada indivíduo tem paixões que o fazem procurar seus próprios interesses fundamentais, persistindo assim o estado natural de discórdia e iminência de guerra.  

()As asserções I e II são proposições falsas.

()As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

()As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

()A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

()A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.

 PULAR

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. A primeira asserção é verdadeira, pois Hobbes defende que o pacto social é necessário para que haja a união de todos sob um único soberano que os governe. A segunda asserção também é verdadeira, pois Hobbes acredita que cada indivíduo tem paixões que o fazem procurar seus próprios interesses fundamentais, persistindo assim o estado natural de discórdia e iminência de guerra. No entanto, a segunda asserção não é uma justificativa correta da primeira, pois Hobbes não defende que o pacto social é necessário apenas por causa das paixões humanas, mas sim porque a vida no estado natural é "solitária, pobre, sórdida, embrutecida e curta".

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina