Buscar

A execução dos blocos de fundação, segundo a NBR 6122/2019, não pode ter dimensão menor do que 60 centímetros. Esse elemento faz parte das fundaçõe...

A execução dos blocos de fundação, segundo a NBR 6122/2019, não pode ter dimensão menor do que 60 centímetros. Esse elemento faz parte das fundações superficiais, podendo ter base quadrada ou retangular e ser executado sem a necessidade de armadura. Para a execução desse tipo de fundação, o primeiro passo é a abertura das valas.

ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6122: projeto e execução de fundações. Rio de Janeiro: ABNT, 2019.

Com relação ao método de execução dos blocos, podemos afirmar que:

  • é recomendado um lastro de concreto para fundo, bem como seu nivelamento.
  • a execução dispensa o uso de fôrma.
  • na escavação da vala, as cotas são estabelecidas pelo mestre de obras.
  • na escavação, é necessário fazer a regularização ou o nivelamento do fundo, o que não é necessário no lastro de concreto.
  • se um bloco quadrado com dimensão de 60 centímetros for executado, a vala deve ser cavada exatamente com 60 centímetros.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o texto da NBR 6122/2019, o elemento em questão é o bloco de fundação, que faz parte das fundações superficiais. Ele pode ter base quadrada ou retangular e não pode ter dimensão menor do que 60 centímetros. Além disso, para a execução desse tipo de fundação, é necessário fazer a abertura das valas e a regularização ou nivelamento do fundo. O uso de fôrma não é dispensado e é recomendado um lastro de concreto para fundo, bem como seu nivelamento. As cotas são estabelecidas pelo mestre de obras. Portanto, a alternativa correta é a letra A.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais