Buscar

“O primeiro relato de utilização da drenagem linfática data de 1892, quando Winiwarter, um cirurgião austríaco iniciou a aplicação da técnica. Em 1...

“O primeiro relato de utilização da drenagem linfática data de 1892, quando Winiwarter, um cirurgião austríaco iniciou a aplicação da técnica. Em 1936, o dinamarquês Emil Vodder e sua esposa Estrid desenvolveram o estudo e a prática da drenagem linfática apresentado em 1936 em um congresso sobre Estética. O método se difundiu por toda Europa com inúmeros seguidores, como o doutor Leduc, dentre outros. O doutor Emil Vodder e sua esposa Estrid Vodder, deram início aos seus estudos em 1930, na França, e em 1967 foi fundada a Associação Alemã para Linfologia, onde os métodos do doutor Vodder, foram aprofundados, melhorando e ampliando a técnica” (RIBEIRO et al., 2005, p. 80). 

 

RIBEIRO, A. R. (org.) et.al. Catálogo de abordagens terapêuticas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.  

 

De que forma os estudos do casal Vodder influenciaram o que hoje sabemos sobre a drenagem linfática manual?

a.

O casal Vodder não influenciou a drenagem linfática manual facial, pois seus primeiros estudos foram observando o linfedema.

b.

Eram aplicadas bandagens na região cervical, com objetivo de realizar a compressão dos linfonodos e favorecer o sistema na drenagem linfática.

c.

Utilizando de manobras de pinçamento na região de zigomático e nasal para alívio de sinusites e gripes.

d.

Observaram pacientes com dores de cabeça, e realizaram bombeamento nos linfonodos parotídeos a fim de eliminar a inflamação.

e.

Por seus estudos experimentais iniciais, que tratavam pacientes acometidos de gripes e sinusites, manipulando seus gânglios linfáticos do pescoço por meio de movimentos suaves e rotativos.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O casal Vodder influenciou a drenagem linfática manual facial, utilizando manobras de pinçamento na região de zigomático e nasal para alívio de sinusites e gripes. Alternativa c.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais