Buscar

O art. 818 da CLT, conforme nova redação dada pela Lei nº 13.467/17 (“Reforma Trabalhista”), patenteou tanto a teoria estática quanto a teoria dinâ...

O art. 818 da CLT, conforme nova redação dada pela Lei nº 13.467/17 (“Reforma Trabalhista”), patenteou tanto a teoria estática quanto a teoria dinâmica do ônus probatório no processo do trabalho. No que diz respeito às provas na Justiça do Trabalho, assinale a alternativa correta.



  • em havendo necessidade de nomeação de intérprete pelo juiz, as despesas sempre correrão por conta do empregador.
  • pelo princípio protetivo que embasa o processo do trabalho, ao empregador sempre recairá o ônus da prova, bastando ao empregado apenas afirmar na petição inicial e eventualmente produzir contraprovas.
  • quando o processo tramitar pelo rito ordinário, cada uma das partes somente poderá indicar no máximo duas testemunhas.
  • nos inquéritos para apuração de falta grave, a CLT admite a possibilidade de até quatro testemunhas a serem indicadas por cada parte.
  • em regra, no rito ordinário as testemunhas comparecerão independentemente de notificação ou intimação.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: "pelo princípio protetivo que embasa o processo do trabalho, ao empregador sempre recairá o ônus da prova, bastando ao empregado apenas afirmar na petição inicial e eventualmente produzir contraprovas." A Reforma Trabalhista não alterou o princípio protetivo que recai sobre o empregador, que deve comprovar que cumpriu com todas as obrigações trabalhistas. O empregado, por sua vez, deve apenas alegar os fatos que considera relevantes e, se necessário, produzir provas que possam contrapor as alegações do empregador.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais